Na Arquidiocese de Passo Fundo, o Fundo de Solidariedade, que é constituído por 50% dos recursos arrecadados nas 53 paróquias durante a Coleta da Solidariedade - motivada pela Campanha da Fraternidade - , surgiu no ano 2000 e, desde então, apoiou mais de 230 iniciativas, com um investimento total de cerca de R$ 536 mil e mais de 33 mil beneficiados.
Abrangendo toda a Arquidiocese, o Fundo apoia iniciativas nas áreas de educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem. Os recursos são destinados mediante apresentação de projetos com roteiro próprio, avaliados tecnicamente e aprovados pelo Conselho do Fundo de Solidariedade. Entre os critérios para aprovação está o envolvimento de, no mínimo três famílias, com uma organização coletiva/associativa ou em mutirão; um parecer da paróquia ou de alguma pastoral ou movimento social; contrapartida do grupo envolvido (recursos financeiros, mão-de-obra, materiais disponíveis no grupo, etc.); devolução solidária e o compromisso com a prestação de contas e divulgação.
O valor dos projetos apoiados é de, no máximo, cinco salários mínimos. É válido ressaltar, ainda, que além dos 50% destinados à Arquidiocese, 10% do recurso arrecadado é enviado ao Fundo Estadual de Solidariedade e 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade.
Saiba mais:
Mais informações podem ser obtidas na Cáritas Arquidiocesana, pelo telefone (54) 3045-1262, pelo e-mail caritas@caritaspf.com.br ou pelo site www.caritaspf.com.br/fds/