No dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, foi celebrado o Jubileu dos voluntários da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida. A programação contou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo arcebispo Dom Rodolfo, seguida de confraternização com o lanche partilhado.
Na ocasião, foi recordado todo o processo de preparação da Romaria e expressa a gratidão a todas as pessoas que colaboraram para que a Romaria acontecesse.
A Arquidiocese agradece aos voluntários por seu serviço gratuito e generoso e os voluntários também expressaram sua gratidão a Deus e a intercessão de Nossa Senhora Aparecida em suas vidas. São mais de 300 voluntários nos mais diversos setores, desde a sonorização do percurso à alimentação que é oferecida aos romeiros, liturgia, etc.
Ao início da celebração também foram recordadas as intenções da Romaria deste ano:
1°. Que, enquanto peregrinos de esperança, nos coloquemos no caminho de Jesus Cristo e do Reino de Deus e sua Justiça.
2°. Para que o Povo de Deus da Arquidiocese de Passo Fundo, no processo da ação evangelizadora, viva o Pilar da Caridade como sinal de esperança em nossos tempos.
3°. Pedimos ao Senhor da Messe que envie mais trabalhadores para a sua missão, como leigos, consagrados e ministros ordenados.
Em sua homilia, Dom Rodolfo destacou a relação de Maria com Jesus Cristo. Cristo é a nossa Esperança, da qual Maria é testemunha, conforme afirmava o lema da 44ª Romaria deste ano:
Maria, testemunha da Esperança. Disse que estamos próximos de celebrar a grande data do Jubileu, que é o Natal de Jesus, quando Deus assumiu a nossa condição humana para nos salvar.
O arcebispo afirmou ainda que a atitude dos voluntários de sair de si, de se doar, dá sentido à vida, traz alegria e realização. É uma ilusão viver a vida fechado em si mesmo, de forma egoísta. É mais feliz quem vive com atitude de servidor, de discípulo de Cristo!
A celebração concluiu com uma peregrinação ao altar monumento, onde foram confiadas muitas preces a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Como gesto simbólico de esperança, cada voluntário pode manifestar o encorajamento ao colega ao lado, amarrando uma fita verde. Então, seguiu-se um momento de convivência e confraternização, marcando a alegria deste Jubileu da Esperança.
Participe das celebrações no Santuário. No dia 12 de cada mês é celebrada a missa da novena permanente de Nossa Senhora às 16h e aos domingos tem missa às 8h30 e às 16h. O Santuário também pode ser visitado para a oração pessoal todos os dias, das 7h às 22h. E, por fim, reserve desde já a data da próxima Romaria, no domingo dia 11 de outubro de 2026.
Maria, testemunha da Esperança – rogai por nós!