>
>
>
Corpus Christi: O Senhor se repartiu para estar com todos

Corpus Christi: O Senhor se repartiu para estar com todos

Na Arquidiocese de Passo Fundo, as 53 paróquias celebraram nesta quinta-feira a Solenidade de Corpus Christi Onde existe partilha não

Na Arquidiocese de Passo Fundo, as 53 paróquias celebraram nesta quinta-feira a Solenidade de Corpus Christi

Onde existe partilha não há necessidade. O gesto de Jesus, que na última ceia fez-se pão para permanecer eternamente entre os seus, é a expressão maior do mandamento do amor. A Eucaristia é a grande lição de caridade vivida pelo próprio Cristo que se deu como alimento. Temos fome. Muito mais do que de água e comida, temos fome de justiça, de amor, de vida abundante. Temos fome de Deus, que não é saciada pelos alimentos passageiros e perecíveis, mas pelo próprio Senhor da vida na Eucaristia”, ressaltou dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, durante a celebração na Catedral Metropolitana nesta quinta-feira, 19.

Na paróquia, cerca de 3 mil pessoas participaram da Missa e Procissão em torno da Praça Marechal Floriano. Na ocasião, dom Rodolfo reforçou a importância do gesto de Jesus e da participação do povo no projeto de Deus: “Quando Jesus disse aos discípulos ‘dai-lhes vós mesmos de comer’, Ele nos comprometeu com o seu plano de amor. A Eucaristia convida-nos e obriga-nos a olhar para o próximo e denuncia a fome, o egoísmo e a acomodação”, destacou o arcebispo.

Em toda a arquidiocese, milhares de fieis participaram das Missas e Procissões em honra ao Corpo de Cristo.

Tapetes       

Os tapetes de serragem, que abrem caminho para a passagem do Cristo Eucarístico, assumem, a cada ano, formas e cores diferentes, de acordo com a realidade vivida pela Arquidiocese. Na celebração desta quinta, muitos lembravam o Ano e as Obras de Misericórdia.

Nas paróquias Santo Antônio, em Guaporé, e Cristo Rei, em Não Me Toque, mais de 400 metros de tapetes foram confeccionados pelas pastorais e movimentos. Em muitos outros locais, como Victor Graeff, Tapera, Passo Fundo, Marau, Selbach, Pulador, União da Serra, David Canabarro e Serafina Corrêa, os tapetes de serragem, papeis e tintas acolheram a passagem do Corpo de Cristo nas procissões.

 

Solidariedade

Reforçando a importância do cuidado com o próximo, muitas paróquias também realizaram coletas de alimentos, agasalhos e cobertores. Na Santo Antônio, no Bairro Petrópolis, em Passo Fundo, mais de 50 cobertores e dezenas de quilos de alimentos foram coletados. Segundo o pároco, padre Ladir Casagrande, diante da realidade de tantas pessoas passando frio e fome, a paróquia optou por realizar um gesto concreto de solidariedade. “Não poderíamos ignorar essa situação. Só aqui na paróquia temos mais de 50 famílias cadastradas que recebem alimentos mensalmente”, afirmou.

Origem

A celebração de Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a irmã Juliana de Cornion teve visões de Cristo demonstrando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que ainda hoje são usados durante a celebração.

Significado

A expressão Corpus Christi vem do latim, e significa Corpo de Cristo. Durante a última ceia Jesus pediu que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. “O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente”.

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Itepa Faculdades

04 de novembro de 2025

Destaques, Itepa Faculdades

03 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.