>
>
>
Carta Aberta da PJ da Arquidiocese de Passo Fundo

Carta Aberta da PJ da Arquidiocese de Passo Fundo

Protagonizando a construção da Civilização do Amor, a Pastoral da Juventude – PJ, da Arquidiocese de Passo Fundo segue dando

Protagonizando a construção da Civilização do Amor, a Pastoral da Juventude – PJ, da Arquidiocese de Passo Fundo segue dando testemunho de uma Igreja em saída, sem medo de tocar nas próprias feridas e alegre por celebrar sua vida emergente dos jovens corações. No período de maio a dezembro deste ano, a PJ viveu o seu XII processo de assembleia. Tempo de ver, julgar e agir. Este tempo culminou em quatro encontros arquidiocesanos que reuniram jovens dos grupos de base os quais construíram o novo projeto de ação pastoral e escolheram o novo secretário liberado para os próximos dois anos de serviço. O último dos quatro encontros levou as juventudes a fazerem morada na casa da antiga Escola Alternativa da Juventude Rural – ESCAJUR, na casa e eterno recanto das juventudes. Todo esse processo foi encharcado na mística da estrela de Belém. Aquela que guiou os magos, pastores e povos todos ao encontro com o Menino Jesus, expressão maior do projeto de Deus para a humanidade.

Iluminadas/os pela passagem do Evangelho de Mateus, “Ao verem de novo a estrela ficaram radiantes de alegria” – 2,10, as/os jovens puderam vivenciar a mística de Belém – casa do pão, lugar de afeto, mistério, medo, nascimento, encontro, amor, divindade, encanto, beleza, enfim lugar onde Deus fez morada. Na Belém de hoje, marcada por todas essas expressões Divinas, a Pastoral da Juventude deu à luz ao seu projeto de ação pastoral, baseado em cinco eixos: 1. Nucleação de grupos de jovens; 2. Organização e comunicação; 3. Formação; 4. Assessoria; e 5. Articulação, assim sonhados para fazer frutificar, nascer e renascer os grupos de jovens, essência de todo o serviço.

Reafirmamos nosso compromisso com as juventudes pobres, marginalizadas, oprimidas e excluídas. É junto dessas e desses que nos propomos a fazer acontecer nosso projeto. É com essas e esses que queremos seguir defendendo a vida das juventudes ceifadas em nome dos grandes interesses e do capital. É com a juventude negra, maior vítima da violência, que nos desafiamos a organizar e articular grupos. É com todas as juventudes sedentas de justiça que queremos ser força na construção do Reino de Deus. Conclamamos as comunidades de nossa Arquidiocese, todo o povo de bem a sair conosco de nossas próprias estruturas e organizações, que por vezes sufocam e oprimem, rumo a uma nova Igreja, povo de Deus. Desejamos uma Igreja que seja base, povo, grupo, que dê testemunho de unidade, misericórdia e sobretudo do amor de Deus.

Tendo construído o projeto que indicará caminhos para as ações pastorais, os presentes em assembleia deliberaram o jovem Eduardo Nischespois Scorsatto para assumir o serviço da secretaria da PJ na Arquidiocese. Eduardo vem da paróquia São Miguel Arcanjo, de Itapuca, tem 20 anos e é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Passo Fundo – UPF. “Como aquele que se colocou a serviço pedindo que fossem preparados os caminhos e endireitadas as veredas, como aquela que expressou: O meu desejo é a vida do meu povo – Ester 7, 3, me disponho a esse serviço da secretaria arquidiocesana da Pastoral da Juventude. Como aquele que anuncia um projeto de vida em plenitude e que sonha com essa vida para as juventudes, afirmo: eis-me aqui!”, afirmou o jovem.

Eis o tempo de espera e de preparação. Eis o tempo de renovar as esperanças, as utopias, os sonhos. Caminhemos juntos, em mutirão, na paz inquietante do Cristo Jesus rumo a nova Civilização. Amém! Axé! Awere! Aleluia!

Com Cristo, por Cristo e em Cristo,

Equipe da XII Assembleia da Pastoral da Juventude.

Passo Fundo, 15 de dezembro de 2015.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Campanha da Fraternidade, Notícias

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.