>
>
>
Setembro Amarelo: você não está sozinho

Setembro Amarelo: você não está sozinho

Emoções: reação moral, psíquica ou física, geralmente causada por uma confusão de sentimentos que, diante de algum fato, situação ou

Emoções: reação moral, psíquica ou física, geralmente causada por uma confusão de sentimentos que, diante de algum fato, situação ou notícia faz com que o corpo se comporte tendo em conta essa reação, expressando alterações respiratórias, circulatórias; comoção.


Assim, no dicionário, as emoções parecem práticas e simples de lidar. Na vida, no dia-a-dia e em meio à rotina nem sempre é assim. Parece não haver tempo de falar sobre o que se sente ou interesse em ouvir o que o outro está sentindo. E aí, engolindo uma emoção ou outra, a vida vai acontecendo.

 

Enquanto você leu estas oito frases alguém, em algum lugar do mundo, acabou de cometer suicídio. Sim: a cada 40 segundos ocorre um suicídio no mundo. Em um ano, cerca de 1 milhão de pessoas tiraram a própria vida. Quando se trata das tentativas de suicídio, os dados são ainda mais alarmantes e o intervalo de tempo é ainda menor: uma a cada três segundos. Já no Brasil, ocorre um suicídio a cada 45 minutos. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), a faixa etária mais afetada pelo problema é a mais jovem: de 15 a 29 anos.

 

 

E é justamente em contraponto com esses dados que entram as emoções: falar abertamente sobre o que sente, sobre os desejos, dores e dificuldades é a forma mais eficiente de prevenir o suicídio.  É fato: a primeira medida preventiva é a educação. E perder o medo de se falar sobre o assunto, quebrar tabus e compartilhar informações é o principal caminho para ajudar a esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, dessa forma, mudar essa realidade. 

 

Setembro Amarelo
Na busca pela redução dos casos de suicídio no mundo, a OMS definiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, desde 2015, a Campanha “Setembro Amarelo” busca conscientizar a população sobre a gravidade do problema e melhorar a ajuda a quem precisa.  A proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio tem a ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

 

CVV: em busca da valorização da vida
Fundado em São Paulo, em 1962, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das ONGs mais antigas do país. Desde o seu surgimento, realiza apoio emocional e busca atuar na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar – sob total sigilo pelo telefone 188, e-mail e chat.

 

 

Hoje, cerca de 3 mil voluntários, em mais de 110 postos, prestam serviço voluntário e gratuito 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, aos que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldades e alegrias. De forma sigilosa e sem julgamentos, o voluntário do CVV busca ouvir aquele que liga com profundo respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio. Após a implantação do telefone 188, por meio de acordo com o Ministério da Saúde que garantiu gratuidade da tarifação telefônica, são registrados cerca de 3 milhões de atendimentos por ano. Quer saber mais ou, ainda, se tornar um voluntário? Acesse: www.cvv.org.br.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.