>
>
>
Por orientação do Vaticano, Arquidiocese de Passo Fundo cria Comissão para a proteção de menores

Por orientação do Vaticano, Arquidiocese de Passo Fundo cria Comissão para a proteção de menores

  Em maio de 2019, o papa Francisco, através do Motu Proprio Vos Estis lux mundi – Vós sois a

 

Em maio de 2019, o papa Francisco, através do Motu Proprio Vos Estis lux mundi – Vós sois a luz do mundo – lançou um desafio para as dioceses e arquidioceses do mundo inteiro: estabelecer, dentro de um ano, um ou mais sistemas estáveis e facilmente acessíveis ao público para apresentar denúncias e relatos de possíveis abusos sexuais  de padres, religiosos, agentes de pastoral praticados contra menores ou pessoas em situação de vulnerabilidade.


Em obediência a esta determinação, foi estabelecida, na Arquidiocese de Passo Fundo, a Comissão Arquidiocesana para a Proteção de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. O decreto com a provisão dos membros e, também, das atribuições e orientações que serão seguidas pela Comissão foi encaminhado aos padres e paróquias no último dia 19 de maio.


No texto, o arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, destaca que o objetivo da Comissão é ser um canal de diálogo permanente, de escuta e acolhida.  A Comissão também deve estudar e discernir sobre a veracidade das denúncias e, se houver indícios, comunicar às autoridades da Igreja para dar encaminhamentos  de investigação dos fatos. Deste modo, evita-se o silêncio e a ocultação desses crimes.


Também, o arcebispo recorda que “ todas as pessoas são corresponsáveis para proteger os menores e as pessoas em situação de vulnerabilidade. Primeiramente ajudando a promover meios de proteção e, quando tiver acontecido algum abuso, é preciso encaminhar o fato à referida Comissão”, destaca e acrescenta: “o que nos deve mover a agir coerentemente com a nossa fé não é o medo da punição, mas o amor e a defesa intransigente da vida, da verdade, da transparência, da honestidade. Vigilância constante, oração e conversão diário nos fortalecerão para ‘não cairmos em tentação’, como rezamos no Pai Nosso, e, assim, não sermos pedras de escândalo para os pequeninos do Reino de Deus”.


Por fim, o texto do Decreto enfatiza a necessidade de a Comissão se esforçar para que “todas as instituições católicas e áreas eclesiais que realizam o seu trabalho pastoral na Arquidiocese sejam um lugar seguro e livre de abuso sexual e de autoridade, principalmente para menores e pessoas vulneráveis.”.

 

Contatos:
O contato com a Comissão pode ser feito através do e-mail:
comissao@arquidiocesedepassofundo.com.br
Ou, também, pelo telefone: (54) 3045-9245 (neste caso, tratar com o arcebispo ou vigário geral que irão encaminhar o assunto para a comissão)

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Campanha da Fraternidade, Notícias

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Itepa Faculdades

04 de novembro de 2025

Destaques, Itepa Faculdades

03 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.