>
>
>
Comunicação católica gaúcha em debate

Comunicação católica gaúcha em debate

Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB realizou encontro de formação com Frei João Romanini no dia 27

Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB realizou encontro de formação com Frei João Romanini no dia 27 de agosto, em Porto Alegre

Muitas perguntas, questionamentos, debates e pontos em comum envolvendo a comunicação, em um ambiente amigável de troca, trabalho e companheirismo. Assim pode ser definido o encontro de formação para os agentes da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB, realizado no último dia 27 de agosto, em Porto Alegre, na sede da CNBB. Cerca de 20 participantes de oito dioceses gaúchas, entre eles os jovens Belchyor Teston e Victória Holzbach, da Pascom de Passo Fundo, tiveram a oportunidade de refletir com o Frei João Romanini sobre o tema “Comunicação a serviço do Evangelho. Possibilidades e desafios da Pascom”. Romanini é frade capuchinho, jornalista, presidente da Rede Católica de Rádios (RCR) e diretor de Redação do Jornal Correio Riograndense.

O encontro teve início às 9h, com um momento de espiritualidade, embasado pelo Evangelho do Dia (Mt 24,42-51) a partir do método da leitura orante. Em seguida, o assessor deu início ao momento de formação, explicando que é preciso abolir do nosso vocabulário a terminologia “interior”, quando nos referimos a cidades de fora das regiões metropolitanas. “Hoje, com a mobilidade propiciada pela internet, ‘interior’ não existe mais. O mundo está em nossas mãos e todos estão no centro do mundo. A configuração está mudada”, explicou.

Romanini fez uma explanação sobre a Signis, uma associação católica de comunicação, que tem como slogan “comunicação para uma cultura de paz” e que busca a difusão da mensagem cristã e do anúncio do bem. Ele também trouxe detalhes sobre o trabalho e o funcionamento da Rede Católica de Rádios, a RCR, que existe há 20 anos e que possui sete bases geradoras em todo o país. Segundo Romanini, o rádio é o veículo que atinge mais rapidamente as pessoas e é o veículo mais eficiente para a evangelização. Ele defende que mais importante do que levar às pessoas conteúdo estritamente religioso, é preciso trazer os fatos do cotidiano, mas com o olhar da Igreja, trazendo o conteúdo religioso em “doses homeopáticas”. “Temos que falar com muita gente, tornar eclética nossa comunicação, nunca subestimando nossa audiência”, ponderou.

O frei também lembrou o pedido do Papa de uma “Igreja em saída”: “temos que ir além do óbvio nas nossas matérias”, reiterou, reforçando a necessidade de integração entre as dioceses. “Hoje vivemos o paradigma da comunicação e nele nos perguntamos: qual o papel do jornalista, quando todos são produtores de conteúdo? Que marcas deixaremos para a Igreja de nosso tempo?”.

Na parte da parte, o frei trouxe alguns dados sobre os hábitos de consumo da informação pelo público do Rio Grande do Sul, a partir do comportamento dos gaúchos e gaúchas. Ele destacou que a Igreja deve dar mais atenção ao público jovem, sem esquecer da terceira idade, que agora está mais conectada do que nunca. “Nosso povo ama o chão em que nasceu. Temos um bairrismo exacerbado”. E elencou os valores que os gaúchos têm em comum: importância da família; valorização da educação; tradição x modernidade; ética no trabalho; vida diurna; e a confiança relacionada ao berço, à família de origem.

Foi dada a oportunidade para que os participantes de dividissem em grupos, nos quais foram feitas reflexões a partir de três questões propostas pelo assessor, envolvendo a necessidade de parceria da Pascom com as emissoras e meios de comunicação locais; sobre a relação entre a comunicação das dioceses com o Regional Sul 3; e se a comunicação que fazemos em nossa Igreja é realmente eficaz.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocesede Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Graziela Wolfart | Comunicação da Diocese de Montenegro

Fotos: Ir. Zenilde Fontes

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.