>
>
>
Arquidiocese de Passo Fundo acolhe novo diácono no mês vocacional

Arquidiocese de Passo Fundo acolhe novo diácono no mês vocacional

O diaconato é o primeiro grau da Ordem e, neste caso, mais um passo para que o jovem se torne

O diaconato é o primeiro grau da Ordem e, neste caso, mais um passo para que o jovem se torne padre

A Igreja celebra em agosto um tempo especial para refletir e olhar atentamente para as vocações. Leigos, religiosos, religiosas, famílias, diáconos, padres e bispos são sinais vivos do povo de Deus e, portanto, partes fundamentais do corpo da Igreja.

Para abrir com excelência o mês, a Arquidiocese de Passo Fundo celebrou com o seminarista Daniel Rodrigo Feltes, sua ordenação diaconal, ocorrida na tarde do último domingo, 03 de agosto, na comunidade São José do Maneador, em Nova Boa Vista.

Daniel é o filho mais novo de Neiva Maria e Rogério Feltes e irmão dos gêmeos Fabiane Cristina e Fábio Luiz. Natural do interior de Sarandi, nasceu em 17 de novembro de 1990 e cresceu em um contexto comunitário de muitas vocações.

Com o lema escolhido: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10, 10), Daniel foi apresentado pelo formador da comunidade de Teologia – Pe. Ivanir Rodighero – ao arcebispo. Após ter sido aceito para a ordem do diaconato, recebeu a túnica, a estola e o livro dos evangelhos. Durante o rito de ordenação, em um dos momentos mais marcantes da celebração, o jovem deitou-se no chão como sinal de total entrega e disposição ao projeto assumido. Acompanhando a ladainha de todos os Santos,  a comunidade  rogou a Deus que derrame sua bênção sobre o novo servo.

A celebração de ordenação foi presidida pelo arcebispo de Passo Fundo, dom Antonio Carlos Altieri e contou com presença de diversos sacerdotes, familiares, amigos e membros da comunidade. Durante a homilia, dom Altieri acolheu Daniel lembrando-lhe de três chaves essenciais para o exercício de seu ministério. “As três mesas da diaconia devem ser a meta de sua vocação nestes tempos: a mesa da Palavra, da Eucaristia e da Caridade. Com a Palavra anunciarás o verbo Divino e seu projeto de amor concretizado no Reino de Deus; com a vivência da Eucaristia você levará seus irmãos à fonte e ao ápice da vida cristã, […] e, pela Caridade levarás a presença de Cristo, amigo dos pobres, dos órfãos e das viúvas”, explicou o arcebispo.

Daniel, que agradeceu de forma especial sua família, formadores, amigos e todos os que fizeram parte de sua vida e da caminhada de nove anos e meio de formação, ressaltou em entrevista a felicidade pela decisão tomada. “Ser ordenado diácono é uma alegria e um compromisso. Toda a preparação e a ansiedade fazem parte deste caminho percorrido, que me levou a dar este passo. Senti que deveria seguir em frente, assumindo um novo compromisso diante da Igreja e do povo de Deus”, ressaltou. Segundo ele, ser ordenado na sua comunidade de origem é também motivo para agradecer e celebrar. “Estar na minha comunidade, com meus amigos e familiares, me alegra e motiva profundamente”, afirmou Daniel.

Atualmente, o neodiácono desempenha sua missão pastoral junto à comunidade Santo Antônio, do município de Santo Antônio do Planalto, que pertence à Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Carazinho.

Clique aqui para visualizar a galeria de imagens.

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Campanha da Fraternidade, Notícias

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.