>
>
>
Políticas Públicas: Arquidiocese lança Campanha da Fraternidade 2019

Políticas Públicas: Arquidiocese lança Campanha da Fraternidade 2019

Com o objetivo de estimular o envolvimento da comunidade nas discussões a respeito das Políticas Públicas, Campanha tem início nessa

Com o objetivo de estimular o envolvimento da comunidade nas discussões a respeito das Políticas Públicas, Campanha tem início nessa Quarta-Feira de Cinzas

 

“Fraternidade e Políticas Públicas” é o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade de 2019. Realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma, a campanha é coordenada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira. Neste ano, além do tema escolhido, o lema – “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1, 27) – é um convite para a construção coletiva do bem comum. Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Campanha foi apresentada à imprensa na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas, 06, e, além da temática proposta, foi destacado, ainda, o Fundo de Solidariedade – que recebe parte da arrecadação da coleta motivada pela Campanha e, dessa forma, contribui com diferentes projetos na Arquidiocese.

 

Foco no bem comum
Com o objetivo de despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal, a Campanha da Fraternidade deste ano busca, ainda, conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas, exigir ética na formulação e concretização das mesmas e, além disso, propor ações que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis.

 

Em sua fala, dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo metropolitano, destacou que a Campanha, de uma forma geral, está em sintonia com a própria Constituição Brasileira e, assim, busca reafirmar os direitos e deveres de cada cidadão e, dessa forma, reforçar a exigência da construção do bem comum. “A Campanha da Fraternidade apresenta os desafios da sociedade. A mudança está, não apenas na constatação de um problema, mas também na proposição de soluções. Políticas Públicas é um tema bastante amplo e que mexe com todos nós, com a estrutura da sociedade”, iniciou. “Estamos falando não apenas do que a Igreja trata, mas daquilo que a própria Constituição traz: os direitos fundamentais que todo brasileiro tem. O foco da Campanha é apontar para a Constituição – não para uma instituição, um partido ou um projeto de governo”, complementa.

 

O arcebispo concluiu colocando a importância da promoção da vida para a Igreja. “A Campanha da Fraternidade aborda a missão que o cristão tem de transformar todas as situações de morte em situações de vida.  Quaresma é um estímulo para a promoção da vida e a Campanha tem, como objetivo final, pensar no bem comum, focar em toda uma sociedade. Gestos isolados de bondade não perdem seu valor, mas é preciso criar estruturas de fraternidade, ou seja, políticas públicas que colocam em prática os direitos fundamentais propostos pela Constituição”, conclui.  

 

Prática e solidariedade
Na Arquidiocese, a temática da Campanha da Fraternidade já está sendo trabalhada através de Seminários de Aprofundamento – preparados por uma equipe de padres, diáconos e leigos e que envolvem as nove áreas pastorais que congregam os 47 municípios e 53 paróquias da Arquidiocese – e, também, de um material de formação que foi distribuído nas paróquias e será abordado nas pastorais, movimentos, catequese e também nas escolas.

 

Também, além de motivar reflexões e formações, a Campanha da Fraternidade gera, ainda, gestos concretos de envolvimento: na Arquidiocese, o Fundo de Solidariedade, que é constituído a partir de parte do recurso arrecadado nas paróquias durante a coleta motivada pela Campanha da Fraternidade, surgiu no ano 2000 e, desde então, apoiou 229 projetos nas áreas de educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão, agroecologia, migrações, meio ambiente, reciclagem e outras áreas e projetos que abordam a temática da Campanha ou promovem o crescimento e desenvolvimento das comunidades.

 

Por fim, além dos projetos apoiados, o Fundo propõe, ainda, a realização do chamado Gesto Concreto – ações de solidariedade que, inspiradas pela Campanha da Fraternidade, são desenvolvidas em cada área pastoral, a partir da análise da realidade das diferentes regiões da Arquidiocese.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Itepa Faculdades

04 de novembro de 2025

Destaques, Itepa Faculdades

03 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.