>
>
>
Arquidiocese acolhe Encontro de Candidatos ao Diaconato Permanente

Arquidiocese acolhe Encontro de Candidatos ao Diaconato Permanente

A Casa de Retiros, em Passo Fundo, acolheu, no dia 2 de junho, o Encontro de Candidatos ao Diaconato Permanente. Assessorado

A Casa de Retiros, em Passo Fundo, acolheu, no dia 2 de junho, o Encontro de Candidatos ao Diaconato Permanente. Assessorado pelo Arcebispo Metropolitano, dom Rodolfo Luís Weber, e pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Ivanir Antonio Rampon, o encontro – que foi acompanhado, também, pelo padre Luís Signor, integrante da Equipe Arquidiocesana para o Diaconato Permanente e membro da Coordenação da Pastoral Presbiteral – reuniu os 13 estudantes da Arquidiocese de Passo Fundo que são originários dos municípios de Guaporé, Serafina Corrêa, Casca, Tapejara, Carazinho, Tapera e Passo Fundo.

 

Reflexão e serviço na Igreja
Parte da programação do encontro foi dedicada a uma apresentação em que os estudantes falaram sobre a sua família e a sua participação e serviço na Igreja. Em seguida, participaram de uma experiência de Leitura Orante da Bíblia a partir do texto de Atos dos Apóstolos (6,1-6) – momento em que se refletiu sobre o surgimento do ministério diaconal e sua relevância para o momento eclesial e social que vivemos. No terceiro momento do encontro, foi retomada a história do Projeto Diaconal na Arquidiocese, merecendo destaque a reflexão sobre os critérios de escolha para o ministério. Depois disso, iniciou-se um estudo das Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil: Formação, Vida e Ministério. O estudo do Documento nº 96 da CNBB, terá continuidade nos próximos encontros. Por fim, o grupo participou da Santa Missa da Ascensão do Senhor.

 

 

Discernimento
Os estudantes da Escola Diaconal estão em fase de discernimento vocacional. Mais adiante, os que desejarem poderão solicitar a admissão à ordem sacra. Se esta for aceita, então seguem outros passos do processo, como a solicitação ao ministério de Leitor, ao ministério de Acólito e, por fim, ao ministério do Diaconato Permanente. O Diácono Permanente recebe o Sacramento da Ordem e, por isso, faz parte do Clero da Igreja.

 

 

Você conhece a Escola Diaconal?
Construído de forma coletiva desde 2014, o projeto da Escola Diaconal teve início, de fato, ao fim de 2016 e envolve a Arquidiocese de Passo Fundo, a Diocese de Erexim e a Itepa Faculdades em uma proposta que busca a formação de diáconos permanentes a partir das orientações do Magistério da Igreja. A Escola Diaconal funciona no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, é assessorada pela Itepa Faculdades e é uma resposta às necessidades das Igrejas Particulares da Província Eclesiástica de Passo Fundo.

 

Ao todo, a formação dos diáconos permanentes está sendo realizada em 912 horas divididas em duas dimensões fundamentais: a intelectual e a humano-espiritual. No que diz respeito à dimensão intelectual, os conteúdos são trabalhados em 3 anos, aglutinados em três eixos centrais: fundamentação bíblica (Sagrada Escritura); fundamentação histórico-teológica (Igreja) e fundamentação pastoral (Missão). Junto com o conteúdo, é trabalhada transversalmente a dimensão humano-espiritual, na reflexão de alguns temas específicos, na convivência cotidiana do grupo, na participação de cada um na caminhada do curso, nos momentos orantes e celebrativos, nos retiros concluintes de cada ano do curso.

 

 

 

Para se candidatar à Escola Diaconal é preciso, em síntese, ter vocação ao ministério diaconal; testemunho de vida: homens de fé, de esperança e de caridade comprovada; saúde física, emocional, mental e espiritual e equilíbrio afetivo-emocional; estabilidade econômico-financeira e previdenciária; capacidade intelectual para acompanhar o curso, desenvolver o ministério e abertura à formação permanente;  envolvimento afetivo e efetivo na comunidade, com engajamento de cinco ou mais anos;  capacidade de diálogo, de comunhão eclesial (com o bispo, o presbitério e organismos), de liderança e espírito de equipe; aceitação, consentimento e colaboração efetiva da esposa e dos filhos; estabilidade matrimonial e vida familiar coerente com os ensinamentos da Igreja; espírito de oração, de serviço e interesse pelo estudo;  opção pela pobreza e pelos pobres e abertura para exercer o ministério nas mais diversas realidades; aceitação da comunidade e do presbitério.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Informações: 
Padre Ivanir Rampon | Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Compartilhe

Notícias mais lidas

Notícias da Igreja

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.