>
>
>
Pastoral Juvenil Salvatoriana estimula a liderança na escola

Pastoral Juvenil Salvatoriana estimula a liderança na escola

A escola tem, em sua essência, o compromisso de passar conhecimento e instruir pessoas, desde a infância até a juventude.

A escola tem, em sua essência, o compromisso de passar conhecimento e instruir pessoas, desde a infância até a juventude. Entretanto, o carisma das escolas salvatorianas vai além, pois se compromete com a missão de formar seres humanos capazes de cultivar valores, através do testemunho de vida, anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo e da formação de lideranças. Neste sentido, a Pastoral Juvenil Salvatoriana  – presente no Colégio Bom Conselho, em Passo Fundo – é um dos espaços onde o estudante desenvolve e compartilha tais valores.

 

Juventude que se ajuda 

O grupo – que é composto por estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio – tem como principal objetivo a formação humana e cristã de seus membros, de forma que estes estudantes possam ser apóstolos de seus próprios colegas, criando uma ponte entre o jovem e sua espiritualidade. É, também, um espaço de intenso aprendizado e exercício da liderança. Com encontros semanais, os jovens integrantes da PJS participam de forma intensiva de três principais atividades: formação, preparação, planejamento de visitas e realização de ações sociais dentro e fora da escola.

 

Fazendo a diferença

Nos encontros de formação, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre valores humanos, formas de viver sua juventude, relações entre colegas e familiares, bem como perspectivas de futuro. Algumas perguntas normalmente norteiam as tardes de formação, como, por exemplo: Que diferença eu, jovem salvatoriano, posso fazer na sociedade atual? Em que sentido estou compartilhando meus dons e talentos para com aqueles que me rodeiam? Estas e outras reflexões levam os jovens a refletirem sobre si mesmos e sobre o ambiente externo. Além disso, a base da formação está em passagens bíblicas, a partir de textos e parábolas que são discutidos e atualizados, trazendo para o ambiente juvenil.

 

Prática

Uma das principais formas de desenvolver a liderança dos jovens é a participação direta dos mesmos na preparação e realização de atividades. É o momento de colocar em prática os valores discutidos na formação. Através de reuniões de planejamento, para preparar visitas externas, os estudantes têm a missão de pensar e executar uma atividade que alie o cultivo de valores humanos e cristãos, e, de alguma forma, faça a diferença na vida das pessoas e das instituições visitadas. Os locais que os jovens mais atuam são asilos, escolas que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social e instituições de caridade. É neste contato com a realidade diferente do dia a dia dos adolescentes e jovens, que valores como a empatia, o amor ao próximo, a valorização da vida e da família são desenvolvidos na prática.

 

Na escola

Na escola, a PJS tem o compromisso de compartilhar com a comunidade escolar tudo aquilo que desenvolve dentro do grupo, sendo “sal e luz” (Mateus 5, 13-14) através de seu testemunho de vida. Mas não é só desta forma que os jovens são convidados a evangelizar. Os estudantes também desenvolvem a evangelização através da participação em atividades da própria escola, como celebrações, animação de missas e momentos de oração e espiritualidade com crianças das séries iniciais. A espiritualidade é incentivada em todos os encontros e se dá a partir de um momento de reflexão e oração no início de cada atividade. Além disso, o retiro anual da PJS é um espaço em que os alunos têm a oportunidade, de vivenciar de forma mais intensa, os valores e experiências que tiveram ao longo do ano, além de ser um momento de fortalecimento de laços entre os jovens.

 

Identidade

Este ano, em nível de rede, o grupo da Pastoral Juvenil Salvatoriana ganhou uma nova forma de expressar sua identidade através de sua logomarca, que será estampada em bandeiras e camisetas. Com a imagem de uma cruz formada por pessoas, esta logomarca quer passar a mensagem da missão inspirada no exemplo de nosso fundador Venerável Padre Jordan: tornar o Cristo amado e conhecido por todos. Sabemos que a missão não é fácil, mas, como o próprio Padre Jordan nos coloca com propriedade “As grandes obras prosperam à sombra da cruz”, sendo assim, sonhando um mundo melhor, é que o os jovens líderes cristãos já fazem a diferença nos ambientes que frequentam, realizando assim não só o seu sonho de transformar realidades, mas o sonho do próprio Deus. 

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Texto: Equipe de Pastoral | Colégio Salvatoriano Bom Conselho

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Itepa Faculdades

04 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.