A Primeira Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos indicou uma série de pistas para um aprofundamento que permitirá à Segunda Sessão completar o seu discernimento e identificar passos a serem dados para que a Igreja possa viver mais intensamente a dimensão sinodal.
Entre as propostas consta a de “desenvolver modalidades para um envolvimento mais ativo de diáconos, presbíteros e bispos no processo sinodal durante o próximo ano. Uma Igreja sinodal não pode prescindir das suas vozes, das suas experiências, em do seu contributo”.
Acolhendo esta sugestão, a Secretaria Geral do Sínodo e o Dicastério para o Clero, de acordo com o Dicastério para a Evangelização (Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares) e o Dicastério para as Igrejas Orientais decidiram organizar um encontro internacional intitulado “Párocos pelo Sínodo. Um encontro internacional”.
O objetivo do encontro é ouvir e valorizar as experiências vivenciadas nas respectivas Igrejas locais e de oferecer aos participantes uma oportunidade de experimentar o dinamismo do trabalho sinodal num nível universal. Haverá mesas de intercâmbio de boas práticas, workshops de propostas pastorais, diálogos com especialistas, celebrações litúrgicas. Os resultados também contribuirão para a elaboração do Intrumentum laboris em preparação para a Segunda Sessão da Assembleia.
O Encontro acontecerá nas proximidades de Roma de 28 de abril a 02 de maio e terminará com a audiência do Papa Francisco com os participantes. Do Brasil, irão participar quatro presbíteros entre eles, o Pe. Ivanir Antonio Rampon, que é a Pessoa Referencial do Sínodo 2021-2024 na Arquidiocese de Passo Fundo – RS.
Com informações de: Pe. Ivanir Antonio Rampon