>
>
>
Jesus não ressuscitou em vão!

Jesus não ressuscitou em vão!

Páscoa é celebrar a vitória de Jesus! Ele venceu quando ressuscitou, mas também venceu sendo fiel ao Pai, buscando a

Páscoa é celebrar a vitória de Jesus!

Ele venceu quando ressuscitou, mas também venceu sendo fiel ao Pai, buscando a “amizade social” e a “fraternidade universal”, mesmo que isto custasse carregar a cruz e nela ser morto!


Por isso, podemos dizer que, em Jesus, Páscoa é celebrar a vitória da vida sob as forças de morte tais como o ódio e a inimizade social!


Celebremos a ressurreição de Jesus não meramente como algo do passado, mas como “uma força de vida que penetrou o mundo” (EG 276).


Sim, Ele está vivo e não nos abandona. Onde parece que tudo morreu, voltam a aparecer rebentos da ressurreição e, por mais que cortem, voltam a despontar, porque “a ressurreição do Senhor já penetrou a trama oculta desta história; porque Jesus não ressuscitou em vão. Não fiquemos à margem desta marcha da esperança viva!” (EG 278).


Sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade universal e amizade social! Este é o pedido do Papa Francisco, da Campanha da Fraternidade 2024 e de tantas irmãs e irmãos! Este foi o sonho que inspirou a vida de Jesus (Mt 23,8), um chamado à união, compaixão e solidariedade entre todos os seres humanos, independentemente de suas diferenças.


Que possamos nos unir para tornar este sonho uma realidade, construindo um mundo onde a fraternidade seja a base de nossas relações e a amizade social seja valorizada como um princípio fundamental de nossa existência.


E que este novo sonho nos leve a um amor que ultrapasse as barreiras do espaço e do tempo; desejoso de abraçar todas as pessoas; comunicando o amor de Deus; recusando impor doutrinas por meio de uma guerra dialética; livrando-se de todo o desejo de domínio sobre os outros (FT 1-4).


Este sonho nos leve a romper as cadeias que nos isolam e separam e a construir pontes, no desejo de edificar uma grande família na qual todos possamos nos sentir em casa, porque há amor que sabe de compaixão e dignidade (FT 62).


Nos leve a viver a vocação para formar uma comunidade de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam um dos outros. Nos leve a alargar o nosso círculo para chegar àquelas pessoas que espontaneamente não fazem parte do nosso mundo de interesse, embora estejam perto de nós (FT 96-97).


Este sonho nos conduza a procurar o melhor para a vida das pessoas. Nos leve a buscar um renovado encontro com os setores pobres e vulneráveis vivenciando um empenho incansável de reconhecer, garantir e reconstruir concretamente a dignidade, tantas vezes esquecida ou ignorada, destes nossos irmãos e irmãs (FT 233).


A ressureição de Jesus “é uma força sem igual. É verdade que muitas vezes parece que Deus não existe: vemos injustiças, maldades, indiferenças e crueldades que não cedem. Mas também é certo que, no meio da obscuridade, sempre começa a desabrochar algo de novo que, mais cedo ou mais tarde, produz fruto. (…) Esta é a força da ressurreição, e cada evangelizador é um instrumento deste dinamismo” (EG 276).


Inserindo neste novo sonho de fraternidade universal e amizade social, a Itepa Faculdades deseja a você, seus familiares e comunidade,

BOAS FESTAS PASCAIS!

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese
Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.