>
>
>
Setor Juventude: Província de Passo Fundo vivencia a formação de multiplicadores

Setor Juventude: Província de Passo Fundo vivencia a formação de multiplicadores

Lideranças jovens da Província Eclesiástica de Passo Fundo – que compreende, além da Arquidiocese de Passo Fundo, as dioceses de

Foto da Catedral

Lideranças jovens da Província Eclesiástica de Passo Fundo – que compreende, além da Arquidiocese de Passo Fundo, as dioceses de Vacaria, Frederico Westphalen e Erexim – se reuniram no final de semana, 05 e 06 de maio, para a formação de multiplicadores promovida pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB. Ao todo, cerca de 20 jovens participaram de momentos de estudo, partilha e espiritualidade. 

 

Formação e espiritualidade

A formação foi assessorada pela equipe de formação e pelo coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Sul 3, padre Rudinei Zorzo. Ao longo do final de semana, o grupo pode olhar a realidade das juventudes do Brasil hoje. Tendo por fundamento o documentário “Nunca me sonharam”, puderam observar a história da Igreja e todo seu cuidado e preocupação com a juventude ao longo do último século, culminando com o estudo e aprofundamento do Documento 85 – Evangelização da juventude – Desafios e perspectivas pastorais.

 

Para a jovem Carleane Silveira, da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo, o encontro foi a oportunidade de refletir sobre a realidade juvenil. “Participar de momentos formativos sempre me causa boas reflexões e me deixa pensativa, neste caso, de forma mais intensa sobre a realidade de nós jovens. Os nossos sonhos tem espaço nos ambientes em que estamos? Qual é o cuidado que a Igreja vem tendo com eles e conosco?”, se questiona e acrescenta, ainda, que os momentos de formação colaboram para a construção de um processo de evangelização. “Os estudos possibilitam perceber o sentido pelo qual nós jovens assumimos a missão de sermos evangelizadores”, complementa. 

 

Cristo como norte

Como norte para toda a reflexão os jovens puderam aprofundar o tema da Cristologia, olhando para Jesus como aquele que deve encher de sentido à vida das juventudes. Como eixo transversal do final de semana se estudou, também, o tema da Ecologia Integral, lendo e aprofundando a Laudato Sí, do papa Francisco. Por fim, os jovens se reuniram por dioceses para planejar a melhor forma de multiplicar os conhecimentos e experiências vivenciadas neste final de semana, em âmbito diocesanos e, além disso, poder dar sugestões para o Bote Fé 2018, que acontecerá no dia 24 de novembro na Diocese de Novo Hamburgo.

 

Nos finais de semana de 19 e 20 e 26 e 27 de maio será a vez das Províncias Eclesiásticas de Santa Maria e Pelotas, receberem as formações de multiplicadores.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Texto: Eai?Tchê

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.