Na noite do dia 03/06/24 realizou-se um encontro com o tema: “Viver a liturgia na Paróquia”. Este encontro foi assessorado por Dom Rodolfo e pelo Pe. Eberson Fontana, da Coordenação Arquidiocesana de Liturgia. Na ocasião abordou-se o tema da liturgia como um assunto que sempre merece aprofundamento. Não tanto para nos tornamos especialistas, mas para melhor celebrar a liturgia em nossas comunidades. Dom Rodolfo apontou a necessidade de dedicar tempo para preparar a liturgia para que ela nos ajude a crer e a viver a conversão e o seguimento a Jesus Cristo. Sendo o que torna visível o ser Igreja, sem a liturgia não existe vida de comunidade e mesmo a caridade desaparece.
O Pe. Eberson destacou que a liturgia é um encontro entre Deus que se comunica e realiza a salvação do seu povo e uma resposta do povo de Deus que o louva. O louvor e uma ação que contrasta com a vida do ser humano contemporâneo foi privado do ato de louvar a Deus e se entregando ao entretenimento em seu lugar. Assim as pessoas deixam de refletir sobre o significado transcendente de suas ações e se entregam a uma diversão passiva, a um mero passar o tempo. Diz ainda, citando a abadessa beneditina Anna Marai Canopi, que a liturgia é a nossa festa, mas não é um ato ruidoso, mas suave como a uma brisa (1Rs, 19, 11-12).
Se é ação, a liturgia exige de quem a vive e coordena alguns cuidados, com o canto litúrgico, que tem suas funções específicas na celebração; com a acolhida, que é fundamental para criar comunhão; com a assembleia e os espaços litúrgicos que têm suas expressões, sem que alguém necessite falar sobre eles e acima de tudo o cuidado com as pessoas que precisam se sentir sujeitos da ação litúrgica.
Por fim o encontro também serviu para comunicar as ações e acontecimentos da Igreja arquidiocesana.