>
>
>
São Valentim do Sul: Nossa Senhora do Rosário é celebrada na cidade

São Valentim do Sul: Nossa Senhora do Rosário é celebrada na cidade

Com uma devoção muito antiga, Nossa Senhora do Rosário é o título mariano apresentado na aparição de Maria a São Domingos de Gusmão, em 1208,

Com uma devoção muito antiga, Nossa Senhora do Rosário é o título mariano apresentado na aparição de Maria a São Domingos de Gusmão, em 1208, na igreja do mosteiro de Prouille, em que a mãe de Jesus entrega o Santo Rosário ao frade dominicano. Aos poucos, a devoção à Nossa Senhora do Rosário se espalhou pelo mundo e chegou, também, à São Valentim do Sul – cidade que no dia 22 de outubro celebrou, na paróquia de São Valentim, a crença naquela que motivou a oração e a espiritualidade em sua aparição.

 

Motivados pela oração

Tradicional na cidade, a festa em honra à Nossa Senhora do Rosário movimenta São Valentim do Sul todos os anos. Em 2017, o penúltimo domingo de outubro foi o momento escolhido para celebrar, partilhar e refletir a mensagem trazida por Nossa Senhora. Pela manhã, às 10h15, a procissão com bênção dos carros envolveu os fiéis que, logo após, participaram da missa festiva. “A procissão de entrada com a Nossa Senhora do Rosário foi muito linda – com as crianças vestidas de anjos e largando pétalas no caminho, e em seguida, todas as capelinhas da paróquia. Sempre realizamos a festa com o objetivo de motivar a reza do terço”, destaca Olide Salvador, parte da comunidade da paróquia.

 

Presença em meio às famílias

Olide acrescenta, ainda, que o momento de reflexão também serviu para reafirmar a grandeza da missão de levar a presença de Nossa Senhora aos lares de todas as famílias. “As capelinhas passaram de casa em casa e esse fato lembra Maria, batendo de porta em porta para pedir abrigo quando deu à luz a Jesus”, complementa. Além das crianças, os jovens também foram presença significativa na festa e participaram de um momento de reflexão junto à comunidade. “Houve uma participação muito bonita dos jovens, que entregaram uma rosa – todas as rosas foram doadas por pessoas da comunidade – a cada pessoa que ia chegando para a celebração. Depois, no momento de ação de graças, Nossa Senhora foi coroada e a comunidade toda foi envolvida em um momento de profundo silêncio, oração e reflexão”, relembra Olide que conta, também, que durante este momento cada uma das pessoas que recebeu a rosa no início da celebração acenou, junto com toda a comunidade, em gratidão à presença de Nossa Senhora.

 

Integração da comunidade

Por fim, as rosas foram abençoadas pelo pároco, padre Hélio Marsiglio, e as famílias puderam levar as rosas para casa. “A festa foi um sucesso, onde muitas pessoas puderam rezar, refletir, se encontrar e confraternizar com os parentes e amigos. Parabéns a todas as pessoas que organizaram e contribuíram, de alguma forma, para a realização da festa”, completa Olide.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Paróquia São Valentim | São Valentim do Sul

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.