>
>
>
João Batista Scalabrini, o apóstolo dos migrantes, será proclamado santo

João Batista Scalabrini, o apóstolo dos migrantes, será proclamado santo

O Papa convocou um consistório para a canonização do beato fundador dos Missionários e das Missionárias de São Carlos, com

O Papa convocou um consistório para a canonização do beato fundador dos Missionários e das Missionárias de São Carlos, com a dispensa do segundo milagre. Nos Decretos publicados no dia 21, também a beatificação de uma leiga espanhola e sete novos Veneráveis

 

Uma onda de consenso para levar ao mais alto grau dos altares o bispo já considerado, no coração de todos em todas as partes do mundo, como o santo padroeiro dos migrantes. Foi o que aconteceu com a decisão de Francisco de convocar um consistório para a canonização de João Batista Scalabrini, o bispo de Piacenza, que no final do século XIX fundou as Congregações dos Missionários e das Missionárias de São Carlos com a missão específica de servir os migrantes.

 

Não se trata de uma canonização equipolente, pois haverá uma cerimônia formal, mas com a dispensa da prática de reconhecer o segundo milagre, como foi o caso do Papa João XXIII. A escolha emerge da audiência concedida no sábado, 21 de maio, pelo Papa ao Cardeal Semeraro, Prefeito das Causas dos Santos, aprovada pelos votos favoráveis da sessão ordinária dos cardeais e bispos membros do Dicastério.

 

A data da canonização será anunciada durante o Consistório, que também incluirá outra canonização, a do Beato Artemide Zatti (Decreto de 9 de abril de 2022), um leigo italiano que emigrou com sua família para a Argentina no final do século XIX, coadjutor salesiano e missionário na Patagônia. A audiência também definiu a aprovação dos Decretos sobre o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão de uma leiga espanhola, Maria de la Concepción Barrecheguren y García, e das virtudes heroicas de sete servos de Deus, que assim se tornam Veneráveis.

 

Os Novos Veneráveis

Os novos Veneráveis são sete: cinco homens e duas mulheres, entre eles uma leiga polonesa, Joana Woynarowska (1923-1979), enfermeira que se distinguiu por suas qualidades no cuidado de vários tipos de enfermidade – ela mesma sofria de uma grave deficiência física – e sustentada por uma fé sólida que a levou a se consagrar em um instituto secular indicado pelo então Arcebispo Karol Wojtyla.

 

Os outros Veneráveis são o Arcebispo filipino Teófilo Bastida Camomot (1914-1988), fundador da Congregação das Filhas de Santa Teresa, o Bispo italiano Luigi Sodo (1811-1895), o sacerdote espanhol José Torres Padilla (1811-1878), co-fundador da Congregação das Irmãs da Companhia da Cruz, o sacerdote italiano Giampietro di Sesto San Giovanni (nascido Clemente Recalcati), professo dos Frades Menores Capuchinhos (1868-1913), fundador da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas de São Francisco de Assis de Brasília, o padre italiano Alfredo Morganti (conhecido como Berta), professo da Ordem dos Frades Menores (1886-1969), a religiosa mexicana Marianna da Santíssima Trindade (nascida Marianna Allsopp González-Manrique, 1854-1933), co-fundadora da Congregação das Irmãs da Santíssima Trindade.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Informações: Vatican News

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Notícias da Igreja

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.