>
>
>
Tapera: Caminhada pela Paz busca unir a comunidade

Tapera: Caminhada pela Paz busca unir a comunidade

As lembranças das histórias vividas ao lado do padre Eduardo Pegoraro, assassinado no dia 22 de maio de 2015, na

Foto da Catedral

As lembranças das histórias vividas ao lado do padre Eduardo Pegoraro, assassinado no dia 22 de maio de 2015, na Casa Paroquial, em Tapera, ainda fazem parte da vida daqueles que tiveram a oportunidade de conviver com o sacerdote. Assim, buscando fazer memória à história daquele que se dedicou não apenas pela cidade de Tapera, mas, especialmente, à sua vocação e à doação ao próximo, a comunidade se uniu, mais uma vez, em busca de paz: na manhã desta segunda-feira, 22, aconteceu a 2ª Caminhada Pela Paz – com saída do Seminário Sagrado Coração de Jesus, em direção à matriz – que foi construída a partir de homenagens ao padre Eduardo e participação de escolas e estabelecimentos do município.

Caminhadas pela Paz

A iniciativa das caminhadas pela paz, que relembram a morte do padre Eduardo e buscam chamar a atenção das autoridades para a situação de violência, surgiu na própria comunidade. O primeiro ato, realizado em 2016, recordou o primeiro ano do assassinato do padre Eduardo e reuniu a população em um pedido pela construção da paz, pela não violência, pela justiça e pela valorização da educação. Com a presença do pároco, padre Oswaldo Baptista Ferreira Júnior e, ainda, do arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber, a caminhada foi encerrada com a celebração Santa Missa. Ao fim, em frente ao memorial construído para lembrar a atuação do sacerdote, a última homenagem foi realizada: com o aplauso dos presentes, foram soltos aos céus 35 balões, exatamente a idade do pároco na data em que foi morto.

Audiência

Além desta programação, no período da tarde, foi realizada uma audiência reservada para os padres, com a presença da promotora e, também, do juiz para que possam ser esclarecidas dúvidas referentes ao processo que busca elucidar a morte do padre Eduardo.  

Livro

A vida do padre Pegoraro vai se transformar em um livro. Erlindo Rosa, que reside em Pato Branco (PR), oriundo da região, esteve presente na celebração, e deu detalhes sobre a obra. Os depoimentos sobre o trabalho desenvolvido na comunidade estão sendo reunidos para futuramente ser marcada a data da publicação.

“Proclamai o Evangelho a toda criatura”

Padre Eduardo nasceu em 09 de janeiro de 1982, em Tapejara e foi ordenado sacerdote em 19 de julho de 2009, por dom Liro Meurer, em Água Santa. Como lema da ordenação, padre Eduardo escolheu a frase do Evangelho de Mateus, “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura.” Antes de trabalhar em Tapera, o presbítero atuou como vigário das paróquias São José, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Fátima, em Carazinho.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Fábio Petry | PASCOM de Tapera e Rádio Planalto

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.