>
>
PASTORAL DA EDUCAÇÃO APRESENTA O PACTO EDUCATIVO GLOBAL EM TAPEJARA

PASTORAL DA EDUCAÇÃO APRESENTA O PACTO EDUCATIVO GLOBAL EM TAPEJARA

Em torno de 600 professores e alguns estudantes lotaram o Centro Cultural José da Silveira, de Tapejara, na manhã dessa

Em torno de 600 professores e alguns estudantes lotaram o Centro Cultural José da Silveira, de Tapejara, na manhã dessa quarta, 14 de agosto de 2024, para ouvir a palestra “Encantar a Educação, Valorizar o Educador”, proferida pelo professor Humberto Herrera, consultor da Comissão da Pastoral da Educação e da Cultura, da CNBB. Esta iniciativa formativa, que se insere também na celebração da semana da família, resulta de uma importante parceria entre a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Conselho Paroquial de Pastoral, Movimento Familiar Cristão e Pastoral da Educação com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação.  Além dos educadores de Tapejara, evento contou com expressiva participação de educadores vindos de Água Santa, Charrua, Santa Cecília do Sul e Vila Lângaro. Autoridades do Executivo e Legislativo de alguns Municípios também prestigiaram o evento, assim como presbíteros e diácono da Área Pastoral, bem como a pastora e representantes da Igreja de Confissão Luterana do Brasil.


 A palestra abriu a programação da III Jornada da Inteligência da Secretaria Municipal de Educação, que ainda contou com outros palestrantes, que abordaram temáticas referentes à Educação socioemocional e sustentabilidade.  À noite, o prof. Humberto falou às famílias, que acorreram de forma expressiva, também lotando o auditório. A temática abordada foi   a missão da família e da Escola no cuidado da Casa Comum.  Todas estas temáticas estão relacionadas com o Pacto Educativo Global, do Papa Francisco, e com o documento da UNESCO Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação e estão referenciadas no 18º Plano Arquidiocesano de Pastoral.


Em sua fala Humberto discorreu sobre a importância da educação na formação das novas gerações, que precisam ser nutridas, fazendo referência ao Papa Francisco quando disse “na educação habita a semente da esperança”. Ao mesmo tempo, salientou o quanto é preciso que a escola seja um espaço para a pauta climática, uma agenda que precisa ser assumida por todos e juntos, fazendo com que os conhecimentos das ciências se conectem com os desafios da nossa realidade. Na era da tecnologia, é preciso lembrar-se do arroz e feijão que nutre o cotidiano das pessoas, dando destaque ao papel da escola em acolher e cultivar relações saudáveis. Fez menção também aos critérios e qualidades para quem assume a tarefa do educar na escola:   que sejam profissionais que gostem de gente, que sejam pessoas de mente aberta, que saibam ouvir e dialogar, compreender e ressignificar os conhecimentos; que exerçam e promovam relações cooperativas com seus alunos; que acreditem, valorizem e acolham o Mistério da vida; que sejam compassivos, desenvolvam a sensibilidade e preocupem-se com a justiça social e ecológica. E perguntou: qual o projeto de “futuros”, pessoal e coletivo,  que estamos construindo?


Ao falar aos pais, Humberto deu ênfase à dinâmica cooperativa que precisa existir entre a família, a escola e a Igreja, sabendo respeitar e valorizar cada instituição nas suas especificidades. Ao referenciar-se à pequena família de Nazaré, afirmou que a primeira Igreja é a família, aonde se aprendem, na convivência, os valores essenciais, como o cuidado, a confiança, a segurança, a fé.  Trouxe uma palavra do Papa Francisco para dizer que a “família é uma tarefa artesanal”, a ser tecida na cotidianidade e que ela é um laboratório da sociedade.


A programação foi coroada de êxito e trouxe grande contentamento aos organizadores e também à comunidade, que soube prestigiar e participar. Na avaliação do Padre Carlos, “o evento superou as expectativas, tanto em participação, quando no conteúdo trabalhado pelo dr. Humberto”. Para o representante da Comissão de Educação da Arquidiocese, Diácono Silvio, “o que foi realizado em Tapejara torna-se um indicativo exemplar para a Arquidiocese, que aponta para as possibilidades de gestão de iniciativas que façam chegar as propostas do Pacto Educativo às lideranças comunitárias, valorizando as instituições educativas e os educadores. É este o caminho e esta é a nossa missão: fermentar as mentes e corações para que contribuam na obra da criação”.

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Itepa Faculdades

04 de novembro de 2025

Destaques, Itepa Faculdades

03 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.