>
>
>
Solidariedade em meio à Romaria

Solidariedade em meio à Romaria

Parte da programação da Romaria de Nossa Senhora aparecida, a Mostra de Ações Solidárias chega a sua terceira edição Troca

Parte da programação da Romaria de Nossa Senhora aparecida, a Mostra de Ações Solidárias chega a sua terceira edição

Troca de experiências, compartilhamento de ideias e uma proposta concreta de vivência do conceito de economia solidária: esta é a síntese da 3ª Mostra de Ações Sociais Solidárias que acontece neste domingo, 9, junto à 36ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida e reúne cerca de 70 grupos de Economia Popular Solidária, acompanhados pela Cáritas Arquidiocesana. Além dos grupos que desenvolvem produtos de artesanato, panificação, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos, a Mostra dá visibilidade, também, às entidades sociais e pastorais, que atendem crianças, adolescentes, jovens, mulheres, desempregados, catadores, pequenos agricultores, indígenas, quilombolas e tantas outras pessoas em situação de vulnerabilidade.

Parte da programação da Romaria desde 2014, a Mostra de Ações Sociais Solidárias chega, neste ano, na sua terceira edição com a certeza de que a proposta beneficia não apenas os grupos, mas as pessoas que passam pelo local. “A Mostra é parte integrante da Romaria. O bonito processo de formação e preparação que se dá com os grupos nos faz ver que a Romaria acontece antes da data, em si.”, inicia Franciel Bachi, um dos organizadores da atividade. “Temos a certeza de que essa iniciativa fortalece e valoriza ainda mais as questões sociais, tornando as ações que a Igreja desenvolve conhecidas da comunidade e dos romeiros. É um importante espaço para a troca de experiências e vivência entre os grupos”, complementa.

Conhecimento compartilhado

Integrante de um dos grupos, Eliane Horn participa pelo segundo ano da Mostra e dedica seu trabalho ao artesanato. Para ela, a economia solidária permite, além do sustento, a troca de experiências capaz de ampliar conhecimentos. “É um espaço diferenciado. Para mim é prazeroso. Além de ajudar no meu orçamento, a gente conhece diferentes pessoas. Eu tenho a possibilidade de adquirir conhecimento e de trocar experiências e materiais”, comenta a artesã que, além de se dedicar ao Espaço Solidário – que fica junto à sede da Cáritas e reúne a produção de todos os grupos -, se envolve, também, com oficinas de artesanato nas paróquias da cidade.

Eliane acrescenta, ainda, que a proposta de envolver os grupos na Romaria vem ao encontro do objetivo da economia solidária. “Na Romaria, a troca e experiências é essencial. Conhecemos os outros grupos e conhecemos a fé do outro. Partilhamos juntos. Sempre aprendemos. Esse sentimento de solidariedade proporciona que não apenas o produto seja valorizado, mas a pessoa e o trabalho por trás dele.”, conclui.

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.