>
>
>
85ª Caravana da Anistia homenageia agricultores da Encruzilhada Natalino

85ª Caravana da Anistia homenageia agricultores da Encruzilhada Natalino

Para que não se esqueça Para que nunca mais aconteça O salão paroquial de Ronda Alta ficou repleto de pessoas na

Para que não se esqueça

Para que nunca mais aconteça

O salão paroquial de Ronda Alta ficou repleto de pessoas na sexta-feira, 13, que acolheram a 85ª Caravana da Anistia. A atividade percorre o Brasil inteiro na intenção de pedir desculpas publicamente pelos crimes da ditadura militar aos perseguidos e torturados. Em Ronda Alta, a Caravana se remeteu de forma especial aos agricultores e agricultoras sem terra que lutaram pela reforma agrária no início dos anos 80 na região.

Coordenada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e por diversas entidades parceiras na região – entre elas o Ifibe e a Arquidiocese de Passo Fundo, a atividade homenageou os acampados da Encruzilhada Natalino e apreciou especialmente os requerimentos de anistia do Padre Arnildo Fritzen, Angelin Antônio Campigotto, Zolmir Antônio Calegari, Inês Calegari, Ivete Vieira, Maria Salete Campigotto e Miguel Gonçalves Vieira, os quais foram acampados e protagonistas na luta pela terra e contra a ditadura.

Pe. Arnildo, que era pároco de Ronda Alta quando os agricultores iniciaram as principais mobilizações para a conquista da terra, hoje se tornou um ícone na região para os movimentos que ainda aguardam pela reforma agrária, especialmente pelo testemunho de resistência, coragem e doação em prol do bem do povo.

A abertura da sessão desta sexta-feira contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Ronda Alta, Miguel Ângelo Gasparetto e o arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri.

Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância de fazer memória da história vivida em Ronda Alta e o significado da presença de Pe. Arnildo nesta caminhada. “Quis a providência divina que ao baterem na porta de uma Igreja, fossem acolhidos por alguém que jurou servir a Deus, no cuidado com os outros”, afirmou Miguel Ângelo. Já Dom Altieri, realçou que “A Igreja sente as alegrias e angústias de seu povo”. Motivando que o amor seja o grande continuador da continuidade desta caminhada, o arcebispo alertou que esta repressão ainda é encontrada em muitos espaços atuais da sociedade.

A homenagem realizada pela 85ª Caravana da Anistia reafirmou o desejo de dar voz aqueles que a repressão tentou calar, reconhecendo a coragem empenhada em enfrentar o regime militar na luta pela garantia de direitos.

 

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.