>
>
>
Animação Bíblico-catequética do Regional realiza encontro em Porto Alegre

Animação Bíblico-catequética do Regional realiza encontro em Porto Alegre

Sob a inspiração da Epístola de São Paulo aos Romanos, os coordenadores arqui/diocesanos da Animação Bíblico-catequética no Rio Grande do

Sob a inspiração da Epístola de São Paulo aos Romanos, os coordenadores arqui/diocesanos da Animação Bíblico-catequética no Rio Grande do Sul estiveram reunidos, nos dias 23 e 24 de abril, na Sede Provincial das Irmãs Salesianas, na capital gaúcha. “Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz, em vossa vida de fé” (Rm, 15,13) foi a motivação dos participantes do evento, organizado pela Ir. Vilma Tereza Rech, coordenadora da Pastoral da Animação Bíblico-catequética pelo Regional Sul 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

A programação envolveu acolhida; Celebração Eucarística por Jesus − o Bom Pastor; palestra de Liana Plentz sobre o tema da Iniciação à Vida Cristã; trabalhos em grupo e avaliação supervisionados por Ir. Neli Basso; aprofundamento do Documento Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia, da CNBB; preparação da 2ª Jornada Estadual da Animação Bíblico-catequética; e ainda o Ensaio de Cantos Litúrgicos comandado pela Ir. Ângela Soldera.

O grande ato simbólico ficou por conta de Liana Plentz, da Arquidiocese de Porto Alegre. A palestrante quebrou um tijolo e ressaltou aos agentes catequistas o significado desse momento. “É preciso quebrar paradigmas, as velhas estruturas. O amor atrai e envia. Então, não podemos anunciar de maneira morna. E, sobretudo, é preciso que os catequistas tenham, de verdade, proximidade de seus catequizandos”, disse ela em referência ao que pede o Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho).

Iniciação à Vida Cristã: porta de entrada definitiva para católicos atuantes

Conscientes de que a procura pela Catequese, por vezes, é vivida apenas como um protocolo para poder receber o Sacramento da Eucaristia, a “Iniciação à Vida Cristã” foi apontada como uma experiência singular na vida dos catequizandos. Quando bem vivida, experienciada, a etapa há de se refletir, certamente, na trajetória dos novos católicos. “Isso ajuda para que eles façam a Catequese, a Primeira Comunhão e, depois, não abandonem os laços com a sua comunidade”, apontou Ir. Vilma, defensora da ideia de que a partilha é, simultaneamente, “um dom recebido e um dom enviado”.

Para recomeçar de novo em Cristo, é importante “estar familiarizado com Jesus e  permanecer em Jesus”, compartilharam as lideranças durante o ensaio de cantos realizado pela Ir. Ângelo Soldera. “O Ressuscitado vive entre nós” e “Banhados em Cristo somos uma nova criatura” foram os cânticos escolhidos oportunamente.

Entre os diferentes problemas relatados quanto à missão dos coordenadores da Animação Bíblico-catequética, em cada uma das quatro arquidioceses e 14 dioceses gaúchas, a palestrante Liana enfatizou o que considera preocupante. De acordo com ela, muitas vezes as lideranças vêm para a atualização formativa e saem renovadas de ideias. Isto é, prontas para evangelizar quem está chegando à Igreja Católica. No entanto, não raro, os agentes retornam às paróquias e encontram resistência para mudar certas normativas que mais afastam do que atraem as pessoas que procuram pela Catequese. “Abandonar o paradigma do ‘fez-se sempre assim’ é um dos nossos desafios, como fora preconizado lá no 8º Sulão de Catequese em outubro de 2013”, reforçou Liana Plentz convocando todos a serem ousados e criativos. A assessora do encontro acrescentou: “quando deixamos Jesus agir na nossa vida, ele não nos dá um ‘roteirinho’ pronto. O importante é ter liberdade para agir, na forma adequada de estar com o Senhor. Os animadores precisam saber que os frutos não são nossos”.

Da Arquidiocese de Passo Fundo participou a Ir. Nilva Brugnera, coordenadora arquidiocesana de catequese.

Clique para ver a Galeria de Fotos

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Eliana Patrícia Stumpf

Assessora de Comunicação Regional Sul 3 da CNBB

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.