>
>
>
Caminhada de cidadania

Caminhada de cidadania

Compreender a Pastoral Afro: esse foi o objetivo do encontro que, na última quarta-feira, 10, reuniu as comunidades quilombolas da

Compreender a Pastoral Afro: esse foi o objetivo do encontro que, na última quarta-feira, 10, reuniu as comunidades quilombolas da Arvinha e da Mormaça, localizadas em Sertão. A proposta foi de formação, estudo e partilha sobre as experiências com a Pastoral e, também, de reflexão sobre o cuidado com a vida. Ainda, durante a atividade, foi possível revisitar a caminhada que cada uma das comunidades está fazendo, bem como projetar os novos passos a serem dados e que contribuirão, de forma intensa, para o fortalecimento da individualidade das realidades das comunidades.

Luta e esperança

Com o intuito de vivenciar a espiritualidade enraizada na vida, as comunidades buscam celebrar sua luta e esperança. Contando com o apoio da paróquia São José, em Sertão, da Cáritas Paroquial da cidade e, ainda, da Cáritas Arquidiocesana, as comunidades identificam-se com o que é próprio da identidade do povo negro e encantam com a sua forma de ser e de agir.

Assim, neste sentido, o poema “Vários Rostos”, permite compreender melhor o que, de fato, a Pastoral Afro busca despertar nas comunidades: “Dentro dessa comunidade negra, negra cristã, negra africana, é que experimentamos a prática e os valores espirituais, a transcendência e a circularidade. Estes valores incluem: amor, fraternidade, hospitalidade, bondade, atenção, honestidade, carinho, sustentação, generosidade, feminilidade, respeito… comunhão. Encontramos nossa identidade mais fácil, em tudo, em tudo que vemos, e buscamos, sentimos e comunicamos. Seja nas relações pessoais, familiares, com outro, com outra, com o divino, com os ancestrais.”

Oficina

Além do momento de conversa e reflexão, o encontro proporcionou, ainda, a realização de uma oficina de sal de ervas, onde os participantes foram sensibilizados sobre a importância do uso moderado de sal e, também, sobre a substituição do mesmo por ervas aromáticas. Para tanto, foi distribuído mudas de ervas que foram utilizadas na composição da receita do sal. Por fim, cada participante assumiu o compromisso de plantar em suas casas as mudas para partilhar com outras pessoas da comunidade.

Pastoral Afro

A Pastoral Afro surge como consequência de um longo processo de conscientização e militância de gerações de negros e negras, que assumem viver sua fé e a negritude. Na Igreja do Brasil, surge como consequência de longo processo pósconciliar de conscientização e militância de gerações de negros no interior da Igreja. A proposta consiste em, através de reflexão e prática, exaltar a sua cidadania e a importância de seus valores culturais e religiosos, no processo de renovação e inculturação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Comunicação Cáritas Arquidiocesana

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Itepa Faculdades

04 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.