>
>
>
“Vamos assumir definitivamente a Iniciação à Vida Cristã”

“Vamos assumir definitivamente a Iniciação à Vida Cristã”

“Agora temos maior motivação para alavancar com segurança o processo da Iniciação à Vida Cristã. A alegria de vivenciar a

“Agora temos maior motivação para alavancar com segurança o processo da Iniciação à Vida Cristã. A alegria de vivenciar a Jornada motiva nossas catequistas a assumir definitivamente o processo da IVC, sem qualquer justificativa para isso não se tornar concreto.”. As palavras de Mirte Santina, coordenadora arquidiocesana da catequese, resumem bem o espírito celebrativo e de formação que envolveu a II Jornada Estadual de Catequese, que aconteceu no último domingo, 7, em Caxias do Sul e reuniu cerca de seis mil pessoas – 543 delas, da Arquidiocese de Passo Fundo. “A avaliação que fazemos é que foi um momento lindo, de encontro, partilha, reflexão, oração e celebração. O encontro ficará na história da catequese do Rio Grande do Sul e da Arquidiocese. Afirmamos que gratidão é a palavra certa”, complementa a coordenadora.

A busca pelo fortalecimento da Iniciação Cristã

Com o objetivo principal de fortalecer a caminhada da Iniciação à Vida Cristã da Igreja do estado, a Jornada celebrou o tema “Palavra de Deus, fonte da catequese!” e o lema “A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração” (Dt 30,11-14). A proposta foi de refletir sobre a importância da Palavra de Deus na catequese, celebrar a catequese de inspiração catecumenal e, ainda, identificar pistas para a renovação da catequese. “Os objetivos tiveram êxito. O dia apresentou momentos importantes de catequese”, explica Mirte.

Os temas, segundo a coordenadora, foram trabalhados de forma intensa: Querigma, tema abordado por dom Leomar Brustolin, apresentou a catequese como bíblica e pascal; Mistagogia foi o tema explanado pela Irmã Maria Aparecida que motivou os catequistas a aprofundar o método catecumenal e, por fim, o tema da Missão foi explicado por dom Jaime Kohl e motivou a renovação das comunidades paroquiais. “O diferencial foi que as três catequeses iam sendo animadas por cantos motivacionais que faziam vibrar o coração, na interiorização do aprendizado.”, relembra Mirte.

Veja mais fotos aqui.

Ritos Celebrativos

Entre uma catequese e outra, a Jornada apresentou, também, a vivência dos Ritos Celebrativos com a participação dos catequistas das 18 dioceses presentes.  “A Jornada possibilitou experienciar a profundidade do Rito nos encontros de catequese do processo de Iniciação à Vida Cristã, que prevê uma catequese vivencial, celebrativa e leve o catequizando a descobrir e encantar-se por Jesus.”, explicou.

Presidido por dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, o Rito da Assinalação foi o primeiro celebrado e, através dele, os 18 representantes das (arqui)dioceses foram assinalados com o sinal da cruz nos ouvidos, olhos, boca, ombros e peito – sinalizando a importância de Jesus estar presente em todos os sentidos da vida do cristão. “Os demais presentes foram convidados a, dois a dois, fazerem o mesmo Rito, assinalando o colega. Uma emoção tomou conta dos(as) catequistas presentes”, relembra.

Depois, foi realizado o Rito da entrega da Palavra de Deus que, presidido por dom Hélio Adelar, proporcionou que os representantes recebessem a Palavra de Deus como símbolo do encontro.  “Foi um momento muito intenso e profundo”, recorda Mirte. Por fim, o Rito da Luz, onde também foi realizada a aspersão, foi presidido por dom Aloísio Dilli e proporcionou a reflexão em torno da simbologia da água e da vela e, também, a renovação das promessas do batismo.

300 anos de bênçãos e entrega da cruz

Além dos ritos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi acolhida pela Jornada que lembrou, ainda, os 300 anos de sua aparição e realizou a motivação através da reflexão de que ela, Nossa Senhora, foi, também, uma catequista. “Com seu sim, nos mostra Jesus, seu amor pela humanidade”. Por fim, a celebração eucarística, presidida por dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal da Animação Bíblico-Catequética da CNBB e arcebispo de Pelotas, envolveu os presentes e encerrou o encontro através da espiritualidade do Rito da Entrega da Cruz aos coordenadores arquidiocesanos de catequese. Para Mirte, esse foi o momento culminante do encontro. “A cruz de Cristo é sinal do cristão, mas também sinal da disposição de viver no seguimento de Jesus. Ela é símbolo do compromisso de viver o que Jesus ensinou e como ele viveu”, enfatiza e acrescenta, ainda, que o sentimento, agora, é de gratidão à organização e, também, aos catequistas que participaram. “Nossa participação foi expressiva. As catequistas, se sentindo motivadas, participaram e retornaram revigoradas, renovadas, animadas para assumir e fazer acontecer o novo método de catequese. A principal meta é a experiência do encontro com Jesus Cristo, encantar-se por Ele”, conclui.

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Mirte Santina | coordenadora arquidiocesana de catequese

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.