>
>
>
Uma educação na fé sem a Palavra de Deus não é educação da fé

Uma educação na fé sem a Palavra de Deus não é educação da fé

Cerca de 50 catequistas, padres e religiosas das coordenações diocesanas de catequese de quatro arquidioceses e quatorze dioceses do Regional

Cerca de 50 catequistas, padres e religiosas das coordenações diocesanas de catequese de quatro arquidioceses e quatorze dioceses do Regional Sul 3 participaram de Encontro Regional, nos dias 23 e 24 de setembro, na Casa Santa Teresa das Salesianas, em Porto Alegre (RS). Entre eles está a irmã Nilva Brugnera, coordenadora da Catequese na Arquidiocese de Passo Fundo.

O primeiro dia do encontro, 23, foi dedicado ao estudo do livreto de n° 6 – Coleção: Catequese a luz do Diretório Nacional de Catequese (2015-2016), da CNBB, assessorado pela Ir. Maria Aparecida Barbosa, ICM, com o tema: Palavra de Deus, fonte da catequese.

“Estamos estudando este livro com o intuito de avançar na animação bíblica da pastoral e num catequese bíblico inicial. Ultimamente, temos incentivado a implementação de uma catequese mais bíblica, vivencial e iniciática. Para a Coordenação Regional, que é formada pelas coordenações diocesanas, é de grande inspiração para o seu trabalho. O Regional já vem fazendo isso há mais tempo, mas a proposta agora é juntar as duas urgências da ação evangelizadora da Igreja do Brasil. Unir as urgências ‘Igreja, casa de animação da vida cristã’ com a ‘Lugar da Animação Bíblica Pastoral’ para dar passos qualitativos e ousados no uso da Sagrada Escritura na Catequese”, explicou Ir. Maria Barbosa.

Já o segundo dia, 24, foi dedicado um tempo para breves comunicações, o Planejamento 2016 e a organização da IIª Jornada Estadual de Catequistas, que acontecerá no próximo ano.

A IIª Jornada Estadual de Catequistas está programada para o próximo mês de setembro com o tema ‘Palavra de Deus, fonte da catequese’, e o lema ‘A Palavra de Deus está perto de ti, em tua boca em teu coração (Dt 30,11-14). Com o objetivo de fortalecer a caminhada da Iniciação à Vida da Igreja do Rio Grande do Sul, na fonte da Palavra de Deus.

O Pe. Décio José Walker, da Diocese de Santo Ângelo, e ex-assessor da Comissão Bíblica da CNBB, em Brasília, afirma: “Tenho andado pelo Brasil todo para o acompanhamento da animação bíblica catequética e pude perceber muitas experiências bonitas e desafios a serem enfrentados nesta área. Vejo os sinais do Reino acontecendo. A Palavra de Deus esta produzindo seu efeito. Ela esta entrando na vida a partir do coração e não tanto pela mente. As informações são necessárias, mas a vivência, a experiência é que esta ajudando as pessoas a vivenciarem a Palavra de Deus”, declarou.

De acordo com Arcebispo de Pelotas e Referencial para a dimensão Bíblico-Catequético do Regional Sul 3, Dom Jacinto Bergmann, as coordenações diocesanas se reuniram pela segunda vez neste ano para se fortalecer diante dos grandes temas que envolvem a animação bíblica catequética e preparar para um encontro estadual. “Neste encontro estudamos o tema que vamos desenvolver no próximo ano para a IIª Jornada Estadual de Catequistas do Estado do Rio Grande do Sul. Estamos vendo como a catequese se alimenta da Palavra de Deus. Uma educação na fé sem a Palavra de Deus não é educação da fé”, avaliou. 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.