Os Supervisores de Estágio Pastoral e os padres formadores dos Seminários participaram de uma reunião remota convocada pelos professores da disciplina de Metodologia e Prática Pastoral (MPP). Segundo o professor de MPP, Pe. Rene Zanandrea, “o objetivo central da iniciativa é promover o diálogo sobre a ação evangelizadora desenvolvida pelos acadêmicos da Itepa Faculdades em suas frentes pastorais. A troca de experiências visa aprimorar o acompanhamento formativo e fortalecer a missão evangelizadora da instituição”.
Durante a abertura, o diretor da Itepa Faculdades, Prof. Pe. Ivanir Antonio Rampon, expressou sua gratidão aos professores pela organização do encontro, destacando a importância de uma evangelização planejada e consciente. Também agradeceu aos formadores pela parceria com as casas de formação e aos Supervisores de Estágio Pastoral, cujas ações inspiram os acadêmicos em sua caminhada vocacional.
Na sequência, o Prof. Pe. Ari dos Reis apresentou os principais apontamentos das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora, trazendo reflexões sobre os desafios e possibilidades no campo pastoral. Com base nessas inspirações, os participantes compartilharam experiências sobre o acompanhamento aos acadêmicos ao longo do ano letivo, evidenciando contribuições significativas para o processo formativo.
Encerrando o encontro, o Prof. Pe. Ivanir Rodighero e a Profª Selina Maria Dal Moro sistematizaram os principais tópicos abordados, reforçando os pontos de convergência e indicando caminhos e desafios que podem potencializar ainda mais a vivência pastoral dos estudantes.
O encontro aconteceu na terça-feira, 28 de outubro. Esta foi o segundo do encontro em 2025 — o primeiro ocorreu em abril, de forma presencial, com a participação também dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral e dos acadêmicos.
Veja também
Encontro com Supervisores de Estágio: como posso contribuir para promover a sinodalidade?