>
>
>
Solidariedade com o Povo Gaúcho!

Solidariedade com o Povo Gaúcho!

  “Nota-se uma crescente sensibilidade relativamente ao meio ambiente e ao cuidado da natureza, e cresce uma sincera e sentida

 

“Nota-se uma crescente sensibilidade relativamente ao meio ambiente e ao cuidado da natureza, e cresce uma sincera e sentida preocupação pelo que está a acontecer ao nosso planeta” Papa Francisco “Laudato Si” (nº 19).


As enchentes causaram e irão continuar trazendo muitas situações e realidades de sofrimento e dor, por vidas de irmãos e irmãs que se foram e pela destruição e desequilíbrio ambiental. São sofrimentos e consequências que serão sentidas por muito tempo. A catástrofe ambiental é um apelo ao cuidado e amor a Casa Comum. Todos somos convocados a praticar as boas obras de caridade, através da solidariedade e compaixão pelos necessitados. Uma das frases foi publicada nestes dias dizia: “Ninguém pode ajudar todo mundo, mas cada um pode ajudar alguns”. Este espírito simboliza tantos gestos de colaboração, partilha e voluntariado que vem sendo realizados para amenizar a realidade das enchentes ao povo gaúcho. Diversas iniciativas surgiram e estreitaram laços de bem-querer e ajuda humanitária a tantas pessoas que nunca conviveram juntas e estão estabelecendo vínculos de amor ao próximo que foram despertados por tantas mãos e corações em meio a esta gravíssima manifestação climática. Louvamos a Deus por tanta sensibilidade e cuidado para salvar vidas.


 A Igreja Católica continuamente incentiva, apoia e propõe a pratica da solidariedade e da partilha, através de seu trabalho de evangelização e de suas organizações de caridade e cuidado com a vida e a Casa Comum. Entre tantas manifestações e contribuições, destacam-se os espaços de acolhimento e motivação para as doações aos atingidos e a disposição de estruturas de salões comunitários e outros espaços para abrigo, recebimento de donativos e preparação de alimentação aos irmãos e irmãs que foram desabrigados e estão sem condições de sobrevivência.


Na Arquidiocese de Passo Fundo são inúmeras a atividades e movimentações que vem sendo realizadas pelas Paróquias, comunidades, Conselhos de Pastoral, grupos de voluntários e outros meios para amenizar essa triste realidade. São mais uma vez sinais e exemplos que deixam o povo gaúcho, esperançoso pela solidariedade e voluntariado. A Paróquia São Vicente de Paulo e a comunidade São Francisco das Chagas, Cohab 1 estão com suas estruturas acolhendo e ajudando para o exercício da solidariedade e voluntariado. Muitas outras Paróquias e comunidades e a própria CNBB e Cáritas estão mobilizadas, como sempre o fizeram em tantas outras catástrofes e necessidades ao povo de Deus.


Que todas as iniciativas e gestos de solidariedade e voluntariado nos ajudem a cuidar de todos e da nossa Casa Comum!


“Não há sistemas que anulem, por completo, a abertura ao bem, à verdade e à beleza, nem a capacidade de reagir que Deus continua a animar no mais fundo dos nossos corações” Papa Francisco, “Laudato Si” (nº 205).

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.