>
>
>
SOBRE O SÍNODO, DOM JAIME AFIRMA SER UM CAMINHO PARA BUSCAR AFINAR A SINTONIA COM A TRADIÇÃO E A IDENTIDADE DA IGREJA

SOBRE O SÍNODO, DOM JAIME AFIRMA SER UM CAMINHO PARA BUSCAR AFINAR A SINTONIA COM A TRADIÇÃO E A IDENTIDADE DA IGREJA

Sobre o encontro, o arcebispo de Porto Alegre (POA),  presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do

Sobre o encontro, o arcebispo de Porto Alegre (POA),  presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Celam, dom Jaime Spengler, em entrevista que concedeu ao jornalista padre Luís Miguel Modino, jornalista do Celam e do Norte 1 da CNBB, destacou três pontos. O primeiro deles, segundo o presidente da CNBB, é a importância de se encontrar para rezar. “Rezar juntos, afinal, é o Espírito de Deus que nos inspira”, disse.


O segundo aspecto destacado pelo prelado, é a oportunidade que o encontro oferece de “saber quem somos, de onde viemos? E quais as nossas expectativas”, disse. Por último, mas não menos importante, o presidente da CNBB destaca como oportuno o encontro por promover o diálogo em torno do temas do Sínodo sobre Sinodalidade: a Igreja com seus diversos aspectos.

“Certamente, uma oportunidade como esta, se torna um tempo privilegiado para realmente buscarmos sintonizar o nosso discurso, a nossa fala”, disse.


Facilitadores da etapa universal

Dom Jaime destacou também que a sinodalidade já está presente, em muitos âmbitos, na vida esclesial da Igreja. Como exemplo, ele citou o fato de o encontro promovido pelo Celam contar com a participação de representantes da vida religiosa, presbíteros e do laicato da América Latina que serão facilitadores das etapas universais do Sínodo, em Roma, em outubro deste ano e em 2024.


“A sinodalidade está presente e desejamos avançar neste modo de ser Igreja. De alguma forma, já estamos neste espírito. Nos nossos conselhos paroquiais, de pastoral, de assuntos econômicos. Os conselhos diocesanos: presbiteral, diaconal e pastoral. É um pouco este espírito que o Santo Padre pede que retomemos numa nova tonalidade. Por isto, dizia ontem ‘sintonia’, pegar o tom. Pegar a sintonia do que o Santo Padre está nos pedindo neste momento. Não são bandeiras, é a identidade da Igreja segundo os critérios do Evangelho, da tradição dos Santos Padres e da grande e bela tradição da Igreja”, disse.


Veja a íntegra da entrevista (aqui)

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Itepa Faculdades

07 de novembro de 2025

Itepa Faculdades

04 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.