>
>
>
Sínodo da Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral

Sínodo da Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral

A Igreja está vivenciando um novo período sinodal: o Sínodo para Amazônia – que iniciou neste domingo, 06, e segue

A Igreja está vivenciando um novo período sinodal: o Sínodo para Amazônia – que iniciou neste domingo, 06, e segue até o dia 27 de outubro – é uma resposta do papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. Com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, o Sínodo tem, segundo Francisco, “o objetivo de identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta.”

 

Conhecer, reconhecer, conviver e defender
Este Sínodo, que é consagrado à São Francisco de Assis, é uma edição especial que foi convocada, justamente, pela realidade em que se encontra a Amazônia. É, portanto, um encontro que tem o objetivo de conhecer a riqueza do bioma, os saberes e a diversidade dos Povos da Amazônia, especialmente dos povos Indígenas, suas lutas por uma ecologia integral, seus sonhos e esperanças; reconhecer as lutas e resistências destes povos que enfrentam mais de 500 anos de colonização e de projetos desenvolvimentistas pautados na exploração desmedida e na destruição da floresta e dos recursos naturais; conviver com a Amazônia, com o modo de ser de seus povos, com seus recursos de uso coletivo compartilhados num modo de vida não capitalista adotado e assimilado milenarmente. Também, um dos objetivos envolve a defesa da Amazônia, do seu bioma e seus povos ameaçados em seus territórios, injustiçados, expulsos de suas terras, torturados e assassinados nos conflitos agrários e socioambientais, humilhados pelos poderosos do agronegócio e dos grandes projetos econômicos desenvolvimentistas.

 

 

O rosto dos povos da Amazônia
Dentre as várias temáticas que serão estudadas e aprofundadas no processo sinodal, está em pauta o “rosto dos povos da Amazônia” que representam uma rica diversidade sociocultural nesta realidade em que, dadas as proporções geográficas, é uma região gigantesca onde vivem povos e culturas diferentes que ocupam a região com modos de vida distintos. Também terá lugar no debate do sínodo o camponês e sua família que se apropria e utiliza os recursos naturais da várzea, tendo como pano de fundo o contínuo e cíclico movimento de seus rios. A realidade das cidades dos nove países que compõem a Pan-Amazônia -Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana Inglesa, Guiana Francesa, Suriname e Brasil – com seus desafios e perspectivas também serão abordadas no Sínodo.

 

 

Identidade do Sínodo
Criada pelo artista brasileiro, Aurélio Fred, a base para a logo é uma folha, que nos aponta para toda a biodiversidade presente na Amazônia. O movimento dela também nos lembra o fogo, uma chama, que é ação do Espírito agindo neste momento da história na Igreja e na Amazônia. A folha, por sua vez, não tem um traçado simples que aponta para uma única direção, mas traz a trama de uma cesta indígena, recordando a cultura das populações tradicionais, a força, o trabalho e o sentido de unidade. Unidade, aqui, de toda a Pan-Amazônia, lembrada nas cores das bandeiras dos países que a compõem, não tendo uma cor ou bandeira que prevaleça sobre a outra. No centro, um rio que une toda a região, com seus afluentes e bacias, símbolo também do caminho, motivação do tema do Sínodo, e que passa pela cruz, nossa identidade de Igreja e de cristãos.

 

 

Professor do Itepa participa do Sínodo
O professor da Pós-Graduação em Espiritualidade da Itepa Faculdades, Pe. Dr. Adelson Araújo dos Santos, SJ foi nomeado pelo papa Francisco para participar do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia. Pe. Adelson fará parte do grupo chamado “Colaboradores do Secretário Especial” ou “Espertos”. No total, mais de 250 bispos, religiosos, pesquisadores e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) participarão do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que discutirá questões sociais e ambientais dos noves países que integram a bacia amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela e Suriname.

 

Em janeiro de 2020, o professor Adelson estará lecionando a disciplina de Fundamentos de Espiritualidade na nova turma de Pós-Graduação em Espiritualidade, cuja inscrições já estão abertas. Pe. Adelson nasceu e viveu parte de sua vida na região Amazônica e hoje é, também, professor no Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e diretor do Centro de Formação São Pedro Fabro para Formadores à vida consagrada e presbiteral.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.