>
>
>
Seminário fortalece papel da Ação Social da Igreja Arquidiocesana

Seminário fortalece papel da Ação Social da Igreja Arquidiocesana

Mais de 50 pessoas das pastorais, obras sociais e organizações participaram no último sábado, 18 de abril, do Seminário da

Foto da Catedral

Mais de 50 pessoas das pastorais, obras sociais e organizações participaram no último sábado, 18 de abril, do Seminário da Ação Social da Igreja Arquidiocesana de Passo Fundo. O encontro, que integra a proposta do Ano do Cuidado com a Vida, proporcionou aos participantes compartilharem as alegrias, os desafios, as conquistas e as atividades da missão que realizam.

Um painel ainda no início apresentou o trabalho das pastorais da Criança, da Saúde, Carcerária, da Pessoa Idosa e de mais de 19 obras sociais e organizações presentes na arquidiocese.

A assessoria ficou a cargo do frei José Bernardi OFMcap, diretor da Escola Superior de Teologia Franciscana (ESTEF) e secretário executivo nacional da Pastoral da Aids. Frei José trabalhou com os agentes a missão da pastoral social a partir da Palavra de Deus e do Ensino Social da Igreja.

Na ocasião, o religioso lembrou que a realidade nos convoca e nos desinstala. Por isso quando um agente vai aos lugares onde a vida está mais ameaçada, não é ele simplesmente, mas é a própria Igreja que está indo. Neste sentido, frei José reforçou a necessidade de valorizar e apoiar o agente de pastoral. Segundo ele, “precisamos sair do nosso gueto, formar parcerias com o poder público, inserir-se nos espaço de participação e decisão da comunidade”, como por exemplo, os conselhos paritários. Outro fator importante é a comunicação. “Precisamos comunicar nossos serviços, nossas ações, não para aparecer, mas para prestar contas à sociedade da nossa missão”, afirmou. “O simples fato de pertencermos a Igreja não nos dá um selo de qualidade” concluiu, porque o serviço prestado pela Igreja é diferente, é por causa do Evangelho.

Com as passagens bíblicas do homem assaltado (Lc 10, 25-37) e do lava pés (Jo 13, 4-17), o assessor destacou a papel da Igreja e do agente. Nos dois episódios, o que gerou a mudança de atitude foi a proximidade. Portanto, o chamado é para a proximidade, colocar-se no lugar do outro, sentir compaixão. Ao final do encontro foram apresentados alguns trechos do Documento de Aparecida e da Encíclica Alegria do Evangelho, do Papa Francisco. Os dois documentos apontam a necessidade de uma Igreja em saída, próxima da realidade e acima de tudo, servidora.

Como compromisso do encontro para a caminhada do ano, os participantes assumiram a missão de realizar formações internas sobre as provocações levantadas pelo assessor.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Junior Centenaro

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.