>
>
>
Seminário de formação reúne educadores na Fundação Lucas Araújo

Seminário de formação reúne educadores na Fundação Lucas Araújo

Qualificar e oferecer ferramentas de trabalho são aspectos trabalhados diariamente na Fundação Beneficente Lucas Araújo. Pensando em melhor atender as

Qualificar e oferecer ferramentas de trabalho são aspectos trabalhados diariamente na Fundação Beneficente Lucas Araújo. Pensando em melhor atender as crianças e adolescentes da Escola de Educação Infantil Menino Deus e João Busato e do Lar da Menina Pe. Paulo Farina, a coordenação e direção promoveram o 1º Seminário de Formação com educadores da Entidade. A programação aconteceu durante toda a sexta-feira (31/10) e envolveu palestras e dinâmicas de grupo.

A atividade contou com a participação de todas as educadoras e educadores da Entidade. Convidados ministraram palestras, reflexões e dinâmicas para o grupo. De acordo com Jurema Bruschi, coordenadora Geral da Fundação, a atividade está prevista no calendário de atividades de formação e visa capacitar os colaboradores para que possam atender da melhor maneira as crianças e adolescentes que necessitam da Entidade. “Foi um dia agradável e de muito conhecimento e troca de experiências. Com essas ações, conseguimos passar informação e pensar em possibilidades que melhorem o dia-a-dia das crianças atendidas aqui”, destacou.

O Seminário foi apoiado pelo Projeto Educação, Proteção Social e Ludicidade, com recursos do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (Comdica/Fundica), e teve como orientadores o terapeuta holístico Nelson Ribeiro, a recreacionista Simone Krable, a médica Psiquiatra Rita Maynart, a fonoaudióloga Márcia Mahmud entre outros.

Rita Maynart falou sobre os alunos que são mais difíceis de trabalhar, e trouxe dicas e orientações para que os educadores possam lidar melhor com a mudança de comportamento das crianças diante de um mundo de ofertas. “O fácil acesso às drogas, a sociedade do consumo e a falta de tempo dos pais para cuidar da educação dos filhos, tem mudado o comportamento das crianças e adolescentes, dificultando a convivência na escola e na família. Para lidar melhor com essa realidade, o educador precisa estar preparado”, frisou.

Na opinião da fonoaudióloga Márcia Mahmud o conhecimento é que faz a diferença na formação das crianças que precisam do atendimento em entidades como a Fundação. Em sua fala abordou temas como o desenvolvimento da fala e da linguagem e os distúrbios que podem ser percebidos em sala de aula. “A correria da atualidade faz com que cada vez mais as crianças passem mais tempo na escola do que em casa e neste sentido a escola é fundamental e indispensável para apontar caminhos e proporcionar qualidade de vida e bem estar para as crianças e adolescentes. Para isso é necessário o conhecimento desses distúrbios e a noção dos parâmetros da normalidade”, pontuou.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Fundação Beneficente Lucas Araújo

Compartilhe

Notícias mais lidas

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.