>
>
>
Semana da Família: Igreja no Brasil celebra a vocação familiar

Semana da Família: Igreja no Brasil celebra a vocação familiar

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15). Este é o tema proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15). Este é o tema proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Semana Nacional da Família – vivenciada a partir deste domingo, 9, até 15 de agosto, dentro do Mês Vocacional, celebrado em agosto. Tradicionalmente, a segunda semana do mês é dedicada para a reflexão sobre a vocação familiar e, desde 1992, mobiliza grupos e comunidades com momentos de oração, formação e reflexão. 

Hora da Família
Ainda, buscando animar e motivar a Semana, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Vida e Família da CNBB, elaborou o subsídio “Hora da Família”, que começou a ser editado desde a vinda de São João Paulo II ao Brasil, em 1994. Neste ano de 2020, o material ganhou duas versões, uma com encontros mensais e outra especialmente preparada para a Semana Nacional da Família, agora chamada “Hora da Família Especial”. O subsídio possui roteiro para os sete dias da semana com atividades que envolvem toda a família, sugestões de oração e de cantos. O material está disponível na versão impressa e também no aplicativo Estante Pastoral Familiar, numa versão digital.

 

Igreja doméstica, Igreja das casas
Representando a Arquidiocese de Passo Fundo na Pastoral Familiar do Regional Sul 3 da CNBB, o padre Paulo Rodrigues do Santos, OSFS – que atua no Bairro Santa Marta, em Passo Fundo – destaca que este é um tempo favorável para renovar o valor da família e tornar as casas espaços de evangelização. “O contexto da pandemia nos convocou para ficar em casa. A expressão “Fique em Casa” foi uma das recomendações amplamente divulgadas para o cuidado de nossas vidas. Nesse sentido, a Pastoral Familiar quer este cuidado seja realizado com a dimensão da fé, esperança e caridade. E, assim, possamos viver a Semana da Família na Igreja doméstica, a Igreja das Casas”, destaca o sacerdote que acrescenta, ainda, que esta é uma proposta para toda a Igreja. “É bom lembrar que não é uma semana somente da Pastoral Familiar ou dos movimentos ligados às famílias. É, sim, uma proposta vocacional para toda a igreja e sociedade. Todas as famílias, das diversas comunidades cristãs, atuantes nos serviços e pastorais de nossa Igreja são chamadas a viver este tempo semanal como momento de graça em sua família”. 

 

Reflexão, partilha e aprendizado
Padre Paulo ressalta, ainda, que a cada dia serão explorados temas diferentes e a comunidade será convidada a refletir e aprender. “Conforme as orientações da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), a Semana tem seu início na celebração do Dia dos Pais, um momento para celebrar a vocação dos pais a partir das maravilhas que Deus realizou em São José. Na alegria de amar e ser amados, vamos celebrar, no segundo dia da Semana da Família, o amor na família, pois na família é preciso aprender a linguagem amável de Jesus. No terceiro dia, a indicação é celebrar a família como lugar ideal para refletir o amor de Deus que se inicia pelo matrimônio, sendo este um dom de Deus para a santificação dos esposos”, explica.

 

O quarto dia, conforme apresenta o padre, vai relacionar a família e a educação. “Em sintonia com a leitura bíblica, refletiremos sobre o ensinamento maior de Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. O quinto dia nos convida aHora Santa da Família”, no qual sugere-se uma adoração ao Santíssimo Sacramento ou meditação da Palavra de Deus. No sexto dia, iluminados pela reflexão da Parábola do Bom Samaritano, somos convidados a refletir sobre a importância e a necessidade de a família preparar-se sempre para assumir o compromisso de ver, sentir compaixão e cuidar. E, no último dia da Semana Nacional da Família, o convite é o de colocar o Senhor como centro de nossas vidas, é promover a unidade e a fidelidade a Deus e à Igreja como valor fundamental na vida das famílias, é perceber que não se trata apenas de crer em Deus, mas de servi-Lo”, relata.

 

Para acessar virtualmente este roteiro e acompanhar cada reflexão, clique aqui. 

 

 

Na Arquidiocese de Passo Fundo
Em toda a Arquidiocese, as paróquias e comunidades foram estimuladas a organizar e promover atividades que possam despertar a reflexão das famílias a partir de suas casas. Uma das ações do Serviço de Animação Vocacional é a Campanha Minha família reza pelas Vocações que consiste em motivar as famílias da Arquidiocese a organizar um espaço de oração em suas casas e rezar pelas vocações, em especial, pelas famílias – que são os berços de todas as vocações. As famílias podem enviar fotos ou pequenos vídeos marcando a #CadaComunidadeUmaNovaVocação e o @sav.passofundo. “Assim estaremos vivendo nossa fé de maneira responsável, fiel e criativa”, conclui o padre. 

 

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.