>
>
>
Segundo dia da Semana Missionária em Passo Fundo é marcado pela vivência de fé da realidade local

Segundo dia da Semana Missionária em Passo Fundo é marcado pela vivência de fé da realidade local

O 2º dia da Semana Missionária da Área Pastoral de Passo Fundo, realizado nesta quarta-feira, 17 de julho, foi movimentado

O 2º dia da Semana Missionária da Área Pastoral de Passo Fundo, realizado nesta quarta-feira, 17 de julho, foi movimentado pela vivência intensa do ser Igreja – especialmente através do conhecimento da realidade da área pastoral e da visita a dez paróquias no município.

O dia iniciou com uma celebração do Ofício Divino da Juventude, organizado pela Pastoral da Juventude – PJ – da cidade. Este momento trouxe a reflexão de qual é o papel do jovem perante a sociedade e Jesus Cristo como único caminho da libertação do jovem.

Em seguida, foi realizado um painel com o objetivo de visualizar a organização da área pastoral. O coordenador da área, Pe. Renato Biasi explicou que a mesma abrange três municípios: Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano, onde há 13 paróquias com realidades distintas, algumas no centro, outras em bairros, periferias e até mesmo comunidades rurais. Ele falou ainda sobre a importância que as missões redentoristas tiveram para a área em diversas questões e também sobre a Escola de Evangelizadores, que forma leigos para serem agentes de pastorais. Finalizou explicando sobre os desafios que se tem na estruturação das pastorais urbanas conforme a realidade de cada área paroquial.

Ainda durante a manhã a professora Selina Dal Moro falou sobre a histórica devoção a Nossa Senhora Aparecida em Passo Fundo, colocando a cidade no contexto continental, nacional e estadual. Relatou também sobre a transformação pela qual a sociedade passou nos últimos anos devido à predominância do neoliberalismo. Por fim fez uma relação entre as vagas de empregos e inclusão social de brancos, negros, caboclos e indígenas.

Em torno do meio-dia os missionários foram divididos entre as paróquias para realizarem as visitas e, acompanhados pelos padres, tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes realidades paroquiais vistas na teoria pela manhã. No fim da tarde, os jovens retornaram para partilhar as experiências vivenciadas durante a tarde. Muitos deles relataram que viram o momento como um grande aprendizado, já que muitas vezes vivem somente a realidade da sua paróquia. O encerramento do 2º dia foi concretizado com um momento de reflexão sobre a Igreja de Cristo.

A Semana Missionária segue até o dia 21 com diversas atividades, incluindo a recepção dos peregrinos espanhóis no dia 19 de julho e a missa de envio dos jovens à Jornada, às 20 horas na Catedral Metropolitana.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br 

Colaboração: Francisco da Silva

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Campanha da Fraternidade, Notícias

Giro Paroquial

Notícias da Igreja

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.