>
>
>
Segundo dia da Semana Missionária em Passo Fundo é marcado pela vivência de fé da realidade local

Segundo dia da Semana Missionária em Passo Fundo é marcado pela vivência de fé da realidade local

O 2º dia da Semana Missionária da Área Pastoral de Passo Fundo, realizado nesta quarta-feira, 17 de julho, foi movimentado

Foto da Catedral

O 2º dia da Semana Missionária da Área Pastoral de Passo Fundo, realizado nesta quarta-feira, 17 de julho, foi movimentado pela vivência intensa do ser Igreja – especialmente através do conhecimento da realidade da área pastoral e da visita a dez paróquias no município.

O dia iniciou com uma celebração do Ofício Divino da Juventude, organizado pela Pastoral da Juventude – PJ – da cidade. Este momento trouxe a reflexão de qual é o papel do jovem perante a sociedade e Jesus Cristo como único caminho da libertação do jovem.

Em seguida, foi realizado um painel com o objetivo de visualizar a organização da área pastoral. O coordenador da área, Pe. Renato Biasi explicou que a mesma abrange três municípios: Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano, onde há 13 paróquias com realidades distintas, algumas no centro, outras em bairros, periferias e até mesmo comunidades rurais. Ele falou ainda sobre a importância que as missões redentoristas tiveram para a área em diversas questões e também sobre a Escola de Evangelizadores, que forma leigos para serem agentes de pastorais. Finalizou explicando sobre os desafios que se tem na estruturação das pastorais urbanas conforme a realidade de cada área paroquial.

Ainda durante a manhã a professora Selina Dal Moro falou sobre a histórica devoção a Nossa Senhora Aparecida em Passo Fundo, colocando a cidade no contexto continental, nacional e estadual. Relatou também sobre a transformação pela qual a sociedade passou nos últimos anos devido à predominância do neoliberalismo. Por fim fez uma relação entre as vagas de empregos e inclusão social de brancos, negros, caboclos e indígenas.

Em torno do meio-dia os missionários foram divididos entre as paróquias para realizarem as visitas e, acompanhados pelos padres, tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes realidades paroquiais vistas na teoria pela manhã. No fim da tarde, os jovens retornaram para partilhar as experiências vivenciadas durante a tarde. Muitos deles relataram que viram o momento como um grande aprendizado, já que muitas vezes vivem somente a realidade da sua paróquia. O encerramento do 2º dia foi concretizado com um momento de reflexão sobre a Igreja de Cristo.

A Semana Missionária segue até o dia 21 com diversas atividades, incluindo a recepção dos peregrinos espanhóis no dia 19 de julho e a missa de envio dos jovens à Jornada, às 20 horas na Catedral Metropolitana.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br 

Colaboração: Francisco da Silva

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.