>
>
>
Romaria reúne devotos de São Miguel na 144ª edição

Romaria reúne devotos de São Miguel na 144ª edição

Já são 144 anos. A romaria mais antiga do Estado não se intimidou com a chuva e reuniu os devotos

Já são 144 anos. A romaria mais antiga do Estado não se intimidou com a chuva e reuniu os devotos de São Miguel no último domingo, 27, em Passo Fundo. A caminhada percorreu os quase cinco quilômetros entre a paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Boqueirão e a Capela de São Miguel, na localidade de Pinheiro Torto. Este ano, em sintonia com o projeto pastoral da Arquidiocese, a romaria refletiu o tema “São Miguel cuida da nossa vida”.

Ao longo do caminho, centenas de devotos se juntavam à procissão para pedir ou cumprir uma promessa por graça atendida. Segundo os organizadores, um dos destaques deste ano foi a grande participação de crianças e jovens na romaria. A animação da festa também foi realizada pelos jovens, integrantes do Curso de Liderança Juvenil da paróquia. Este, segundo o pároco, padre Carlos Jaroceski, foi um dos destaques da romaria. “A organização do CLJ, o trabalho das equipes lá em São Miguel, a Celebração Litúrgica. Tudo foi muito bom e avaliamos de forma muito positiva. Valeu a pena apostar e vamos continuar apostando”, afirmou. Padre Carlos reforçou também a importância e a beleza da apresentação do Grupo Alforria de São Miguel, que após a celebração fez uma apresentação cultural africana.

Uma equipe do programa Vida no Sul, apresentado pela TV Aparecida para todo o Brasil, esteve em meio aos romeiros fazendo gravações. Durante o mês de outubro, um programa especial sobre a Romaria de São Miguel deve ser apresentado pela emissora.

A Imagem de São Miguel

Padre Carlos narra que a história da capela e da festa de São Miguel remete a dois escravos que voltavam da guerra do Paraguai, no século 19, quando encontraram na região de Santo Ângelo, a imagem do Santo. Como pai e filho eram escravos de Castanho da Rocha, levaram a escultura para as terras de seu proprietário, local onde hoje é a capela, que foi primeiramente construída com palha e atualmente é tombada pelo município como Patrimônio Histórico.

A inauguração da Capela data de 1835 e a primeira romaria ocorreu em 1871.

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fotos: Rodrigo Accorsi | Rádio Planalto

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.