>
>
>
Romaria de Nossa Senhora Aparecida: um clamor pela paz

Romaria de Nossa Senhora Aparecida: um clamor pela paz

38ª edição da tradicional Romaria – que é a segunda maior do país em homenagem à padroeira do Brasil –

38ª edição da tradicional Romaria – que é a segunda maior do país em homenagem à padroeira do Brasil – acontece no dia 14 de outubro

 

O mês de agosto anuncia a proximidade da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, considerada a segunda maior celebração do país em homenagem à padroeira. Em 2018, a festa, que acontece no dia 14 de outubro e reúne milhares de fiéis em Passo Fundo, chega na sua 38ª edição e já está sendo preparada por diferentes equipes de voluntários que se dividem no trabalho de concretizar a proposta da Romaria. Neste ano, o lema – “Aparecida, clamamos por paz” – segue a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade e sugere a superação da violência através da oração, da fraternidade e da unidade.

 

Oração em torno da paz
Além do lema que orienta as celebrações, a Romaria também definiu três intenções de oração: “Para que o nosso clamor por paz nos comprometa na superação da violência, fruto de tantas injustiça em nossa sociedade”; “Para que em cada comunidade surjam novas vocações e, a exemplo de Maria, deem seu sim generoso a Deus” e, por fim, “Para que nossas comunidades eclesiais assumam as urgências pastorais do 17º Plano de Evangelização de nossa Arquidiocese”. A proposta é, segundo o padre Daniel Feltes, reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, fortalecer, através do lema e das intenções, as orações em torno de Aparecida e marcar, de fato, uma reflexão em torno da paz. “Através do nosso lema, buscamos a paz. E esse nosso clamor sobe a Deus como oração através de Nossa Senhora Aparecida e Deus nos compromete também, pede a nossa colaboração para construir o mundo de fraternidade e paz que tanto desejamos”, coloca.

 

Preparação e espiritualidade

Buscando a preparação para as celebrações de outubro, o Santuário recebe a comunidade mensalmente para a novena em honra à Nossa Senhora Aparecida – celebrada no dia 12 de cada mês. Além disso, no último domingo, 12, iniciou a novena dominical, que acontece sempre às 16h e envolve as áreas pastorais e grupos da Arquidiocese para refletir, através da liturgia, a proposta de paz trazida pela Romaria.  “A Romaria não é um evento isolado, que acontece apenas em outubro. As novenas nos ajudam a recordar e fortalecer essa percepção. Também, a Romaria vai acontecendo ao longo da nossa vida, somos peregrinos, somos pessoas em busca. Cantamos sempre “Maria, mãe dos caminhantes, ensina-nos a caminhar” e é importante vivermos isso de fato. É momento de viver essa preparação, essa fé, e nos fortalecer no compromisso em torno da paz”, complementa o padre.

 

Relembre, através de fotos, a Romaria de 2017

 

Celebração de fé
Além da novena e da própria Romaria – ponto alto das comemorações -, a programação oferece, tradicionalmente, diferentes oportunidades de encontro da comunidade com a santa. A programação inicia na sexta-feira, 12 de outubro, com diferentes celebrações durante o dia e, especialmente, a Romaria das Crianças, às 14h. No sábado que antecede a procissão, 13 de outubro, o Santuário acolhe a Romaria da Pessoa Idosa com celebração festiva, às 16h. Além disso, durante o dia 14 de outubro, acontece, também, a 5ª Mostra de Ações Sociais Solidárias – que envolve os grupos da economia solidária acompanhados pela Cáritas Arquidiocesana.

 

PROGRAMAÇÃO
38ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

 

NOVENA:
– Mensal: dia 12 de cada mês, às 16h (fevereiro a outubro)
– Dominical: todos os domingos, até 07 de outubro, às 16h

 

ROMARIA:
12 de outubro
08h: Missa dos devotos
10h: Missa – motivação: vocação
12h: Almoço – pão com linguiça + cuca + alimentos da Mostra de Ações Sociais Solidárias
14h: Romaria das Crianças
14h: Missa na Capela do Santuário
16h: Missa dos devotos
18h: Oração do Terço

 

13 de outubro
08h: Missa
16h: Romaria da Pessoa Idosa
18h: Oração do Terço

08 de outubro | Romaria Arquidiocesana
06h00: Bom dia, romeiro – programa pela rádio Planalto AM
07h00: missa na Catedral e no Santuário
08h00: saída da procissão
08h30: missa na capela Santuário
10h30: missa campal no Santuário
12h00: Almoço – pão com linguiça + cuca + alimentos da Mostra de Ações Sociais Solidárias
12h: Programa Juntos Como Irmãos – Ao vivo
14h00: bênçãos do Santíssimo, dos objetos religiosos e da saúde
16h00: missa na capela do Santuário

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.