>
>
>
Retiro dos Presbíteros: Onde estás? O que procuras? Quem dizes que eu sou? A quem procuras?

Retiro dos Presbíteros: Onde estás? O que procuras? Quem dizes que eu sou? A quem procuras?

Os Presbíteros da Arquidiocese estão realizando o seu Retiro Anual, no Recanto Medianeira, em Veranópolis – RS, de 22 a

Os Presbíteros da Arquidiocese estão realizando o seu Retiro Anual, no Recanto Medianeira, em Veranópolis – RS, de 22 a 26 de agosto.

 

No início do Retiro, durante a oração inicial, foi realizada uma memória da missão pastoral na Arquidiocese de Passo Fundo, dando um destaque a fé em Jesus Cristo Vivo do qual somos suas testemunhas; a devoção a Nossa Senhora Aparecida – “Mãe do Amor, mulher de sabedoria”; a primeira fase do Sínodo 2021-2023; os novos Diretórios Arquidiocesanos (sobre a Organização das Comunidades, sobre a Sagrada Unção dos Enfermos e sobre o Sacramento da Ordem); os 40 anos da Itepa Faculdades; o testemunho do Monsenhor João Benvegnú e de outros presbíteros falecidos. Em seguida, o pregador do Retiro, Dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, proferiu a primeira meditação, apresentando alguns aspectos da situação eclesial e social em que vivemos. Nas outras meditações, durante a semana, Dom Leomar buscou iluminar a situação com frases/perguntas bíblicas tais como: Onde estás? O que procuras? Quem dizes que eu sou? A quem procuras?

 

Durante o Retiro houve várias Celebrações Eucarísticas e a recitação da Liturgia das Horas. Também aconteceram: momento mariano, celebração penitencial com confissões, oração vocacional, meditação de texto do Papa Francisco sobre a missão presbiteral.

 

Segundo o Pe. Pedro Acco, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Barra Funda, “estamos vivendo alguns dias de louvor a Deus e gratidão pela vida, vocação e, neste ‘pós-pandemia’, agradecendo a saúde e a perseverança. A vida hoje não está fácil pra ninguém, daí a necessidade que temos de sermos fortes deixando Deus falar e buscando, na convivência fraterna, na oração e no encontro com o Senhor, firmar sempre mais o próprio ‘sim’ a Deus, no serviço aos irmãos, em vista do Reino”.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.