>
>
>
Retiro das Pastorais Sociais anima os agentes para a missão

Retiro das Pastorais Sociais anima os agentes para a missão

Realizado na última quarta-feira, 16 de março, na antiga ESCAJUR – Escola Alternativa da Juventude Rural – o retiro faz

Foto da Catedral

Realizado na última quarta-feira, 16 de março, na antiga ESCAJUR – Escola Alternativa da Juventude Rural – o retiro faz parte do plano integrado das Pastorais Sociais da arquidiocese. Na ocasião estiveram presentes os coordenadores e representantes das organizações que integram a articulação das Pastorais Sociais na Arquidiocese de Passo Fundo

A temática do encontro esteve voltada para a “missão do agente de pastoral social” e contou a assessoria do padre Ari Antônio dos Reis, pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida, que por mais de sete anos esteve acompanhando a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, na CNBB, em Brasília.

Durante a retiro refletiu-se que o serviço da caridade, dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência, conta com a doação dos agentes de pastoral. Na missão social, os agentes que possuem como horizonte o Reino de Deus, são Igreja Viva nas fronteiras do mundo. A missão comporta um dado muito importante que é sair de “si mesmo” em direção ao outros, aos irmãos. Isso é muito desafiador e provocador quando se faz o movimento de saída de “si” para ir ao encontro das realidades de exclusão social e pobreza.

Os agentes puderam expressar as angústias e dificuldades que estão enfrentando a frente das pastorais. Uma das preocupações é a idade avançada de muitas lideranças e a dificuldade de encontrar pessoas para dar continuidade aos trabalhos. Outro desafio apontado é que muitas vezes se estabelecem atitudes de pastoral de conservação, ao invés de uma pastoral de transformação, de saída.

O assessor afirmou que o Reino de Deus era o horizonte de Jesus e Ele encarnou-se anunciando não a si mesmo, mas o Reino querido por Deus. Por isso é preciso tomar cuidado com pastorais personalistas que querem anunciar a si próprias, porque a pastoral é apenas um instrumento do projeto salvífico de Deus, que quer vida plena para todos.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Junior Centenaro

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.