>
>
>
Quatro anos de pontificado: “Rezem por mim”

Quatro anos de pontificado: “Rezem por mim”

O papa Francisco completa, nesta segunda-feira, 13, quatro anos na liderança Católica. Com um pontificado marcado pela ênfase aos princípios originais

O papa Francisco completa, nesta segunda-feira, 13, quatro anos na liderança Católica. Com um pontificado marcado pela ênfase aos princípios originais da Igreja, pelo posicionamento firme e pela quebra de tabus, Francisco – que foi eleito em 2010, no segundo dia de Conclave – é o primeiro jesuíta a ser eleito papa e, desde então, tem sido considerado o precursor de uma renovação importante na Igreja.

Fazendo história

Ao longo deste período, o pontífice foi responsável por momentos históricos, como o acordo de retomada de relações entre Cuba e Estados Unidos, o encontro com o patriarca de Moscou e a participação nas celebrações dos 500 anos da Reforma Luterana, e o apoio às negociações de paz na Colômbia e na Venezuela. Em sua trajetória ao longo desses quatro anos, Francisco tem conduzido a Igreja pregando a humildade e a fraternidade, criticando a ganância do mundo moderno, a corrupção e o apego à riqueza e à idolatria. Palavras que ganham importância histórica e relevância imprescindíveis no mundo de hoje.

Há quatro anos 

Ao ser eleito, há quatro anos na Capela Sistina, perguntaram a Bergoglio se aceitava. E ele disse: “Eu sou um grande pecador. Mas, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito”. Assim, o papa Francisco apareceu ao povo na sacada central da Basílica Vaticana, por volta das 20h30 (hora de Roma). Vestindo apenas a batina branca papal, dirigiu-se à multidão presente na Praça São Pedro, dizendo: “Irmãos e irmãs, boa noite! Vocês sabem que o objetivo do Conclave era eleger o Bispo de Roma. Meus irmãos Cardeais foram buscá-lo quase ao fim do mundo… Por isso, eis-me aqui! Agradeço a todos pela acolhida. Agora, a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado!”.

A seguir, Francisco acrescentou: “E agora iniciamos este caminho, o Bispo com seu Povo… o caminho da Igreja de Roma que preside a todas as outras Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de mútua confiança. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho eclesial, que hoje começamos, com a ajuda do Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta Cidade tão bela!

Dito isso, o novo Papa concedeu a sua Bênção Apostólica. Antes, porém, pediu um favor aos presentes: “Antes que o Bispo abençoe o povo, peço-lhes que rezem ao Senhor para que me abençoe: é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração por mim”. Assim, o Papa inclinou a cabeça, em sinal de oração, e todos na Praça fizeram silêncio por alguns momentos. Por fim, Francisco deu a sua primeira Bênção “Urbi et Orbi”, aos fiéis de Roma e do mundo inteiro, e concluiu desejando a todos “Boa noite e bom descanso!”. 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Rádio Vaticano e Jornal do Brasil

Compartilhe

Notícias mais lidas

Notícias da Arquidiocese
Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese
Itepa Faculdades

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.