>
>
>
Pastoral da Criança comemora 30 anos na Arquidiocese

Pastoral da Criança comemora 30 anos na Arquidiocese

Acompanhando gestantes e crianças de zero a seis anos, a Pastoral da Criança luta há 30 anos pelo crescimento saudável

Acompanhando gestantes e crianças de zero a seis anos, a Pastoral da Criança luta há 30 anos pelo crescimento saudável e qualificado dos atendidos

Buscando orientar as famílias e acompanhar a infância de crianças em situação de vulnerabilidade social, a Pastoral da Criança da Arquidiocese de Passo Fundo assume há 30 anos a missão de transformar realidades, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

Hoje, a Pastoral atende cerca de 2600 crianças e gestantes apenas em Passo Fundo. A coordenadora, Iracema Posser, comenta que apesar de ser um órgão mantido pela Igreja, a Pastoral é ecumênica e não possui distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, política ou religião, atendendo àqueles que precisam de acompanhamento.

No trabalho da Pastoral, as voluntárias vão de casa em casa conhecer a realidade e acompanhar de perto as dificuldades de cada lugar. As líderes que coordenam o trabalho dentro das comunidades são preparadas para orientar as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Durante as visitas, conversam sobre direitos, o desenvolvimento, a aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento de doenças. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização. Além disso, doam um pouco do seu tempo e deixam suas próprias casas para levar amor e carinho. “Temos um cuidado com a vida, com a formação física, psicológica e espiritual da criança. Nas visitas, além de orientar, a gente senta e escuta as dificuldades da família e se coloca a disposição para ajudar”, explica Iracema.

Celebração dos 30 anos

Para comemorar os 30 anos, a Pastoral da Criança promove no próximo sábado, dia 18, uma festa na paróquia São Judas Tadeu, em Passo Fundo. O objetivo é reunir famílias, voluntários, líderes e pessoas que fazem parte da história da Pastoral. A festa vai começar com a celebração eucarística, às 10 horas, e segue com um almoço. Durante a tarde ocorrerão brincadeiras e atividades especiais para as crianças participantes.

Pastoral da Criança, 30 anos de história:

Em 1982, numa reunião sobre a paz mundial da ONU (Organização das Nações Unidas), o então diretor executivo da UNICEF convenceu Dom Paulo Evaristo Arns, na época arcebispo de São Paulo, que a Igreja poderia ajudar a salvar a vida de muitas crianças que morriam de doenças facilmente preveníveis, como a desidratação, causada pela diarreia.

A UNICEF, juntamente com Dom Paulo Evaristo Arns, convidaram Dra. Zilda Arns Neumann (medida pediátrica, sanitarista) para pensar um projeto, e logo após apresenta-lo a CNBB. Em 1983 foi criada a Pastoral da Criança, no município de Florestópolis/PR, que na época tinha o maior índice de mortalidade infantil do estado do Paraná. A semente foi lançada. Brotou e hoje continua gerando belos frutos. A comunidade e a família são a base de todo o serviço missionário da Pastoral da Criança.

Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Pastoral da Criança iniciou em 1984, com a Ir. Lourdes Felder Kuercher, que participou da capacitação em Curitiba e após implantou esse serviço pastoral no Bairro São Luiz Gonzaga, na Paróquia São Francisco. Foi no ambulatório dessa comunidade que se realizou a primeira capacitação, com aproximadamente 30 pessoas. Em seguida, a cidade de Ronda Alta também adotou a metodologia da Pastoral da Criança.

O amor, a esperança e o espírito de serviço vividos na Pastoral da Criança contagiaram uma multidão de líderes, voluntários e equipes de apoio. E não é só isso: há ainda equipes de coordenação, multiplicadoras(es) e capacitadoras(es), que preparam e instrumentalizam as líderes nas ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, nas ações complementares de alimentação e hortas caseira, saúde bucal, articulação de políticas públicas, brinquedos e brincadeiras e rede de comunidades populares.

A plantinha se desenvolveu e tornou-se uma arvore frondosa. Seus ramos estenderam-se pela arquidiocese, acolhendo e protegendo famílias e crianças. Até 1999 a Pastoral da Criança estava ligada à Cáritas, funcionando nas dependências da mesma. A partir de 2001 mudou-se para o Centro Arquidiocesano de Pastoral. A Pastoral da Criança foi crescendo sempre mais sob os cuidados das coordenações. Hoje está organizada em 18 paróquias, contando com a colaboração de 210 líderes capacitadas, que realizam um grande mutirão missionário, visitando todos os meses 1680 famílias e atendendo cerca de 2600 crianças de 0 a 6 anos de idade.

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Igor Pereira e Cláudia Tainá dos Santos

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança
Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.