São Judas Tadeu | Passo Fundo
Pároco: Padre Jean David Chery
Vigário Paroquial: Padre Paulo Rodrigues dos Santos, OSFS (atua principalmente no Bairro Santa Marta)
Número de Comunidades: 12
Data de fundação: 1º de janeiro de 1974.
Expediente na secretaria:
segunda a sexta feira, das 13h30min até as 17h30min.
A Vila Luiza é um dos bairros mais antigos de Passo Fundo. Pelos idos de 1930 já se conhecia este bairro pobre, situado bem próximo ao centro da cidade, mas com acesso dificultado pelo acentuado desnível topográfico em relação ao centro. Eram muitos os moradores. As seitas e o espiritismo marcavam forte presença.
Com o objetivo de evangelizar mais de perto, em 1963 o Pe. Anacleto Zaffare, residindo na casa paroquial da Catedral e sendo coordenador diocesano da catequese, ficou encarregado de preparar a futura paróquia.
Havia, na rua Dez de Abril, próximo à atual casa paroquial, um Colégio Municipal "Madre Júlia", de madeira, onde os católicos se reuniam para a missa. O Pe. Anacleto, ao iniciar seus trabalhos, contou com o apoio decidido de Dom Cláudio Colling e do Pároco da Catedral Côn. Carino Corso. Com auxílio da Cúria Diocesana o Padre Anacleto comprou vários terrenos na Rua Passo Fundo e aos poucos construiu um grande salão de madeira, que funcionava como Igreja e como Salão de festas e promoções.
As Irmãs do Colégio Notre Dame, localizado bastante próximo à Vila, colaboraram muito, ajudando a fazer o altar, oferecendo cálice, cibório e paramentos. Isto ainda em 1964.
Em 1968 Dom Cláudio designou o Pe. Paulo Jacques para continuar o trabalho de preparação da futura Paróquia. O Pe. Paulo Jacques morava com sua mãe, na Avenida Brasil, em frente ao Colégio Fagundes dos Reis. O Pe. Jacques logo se fez muito amado pela população. Conseguiu uma dupla de Policiais Militares que tinham seu posto inicialmente no Salão-Capela e isto ajudou muito para a ordem e a paz na vila.
No primeiro semestre de 1970 construiu uma pequena "Casa da Juventude", (uma sala), onde reunia os jovens para formação e divertimento. Esta casa, simples e de madeira, situava-se no exato lugar onde hoje está a Casa Mortuária. O Pe. Paulo Jacques levou adiante o trabalho de organização da paróquia, até o dia de seu assassinato por um jovem do grupo de jovens da paróquia, no dia 21 de setembro de 1970. Para o povo da Vila Luiza isto foi uma tragédia que abalou a comunidade profundamente.
Três dias depois, no dia 24 de setembro de 1970, assumiu o Pe. Pedro Ercílio Simon. Residia no Bispado e de lá atendia a comunidade, além de ser o coordenador diocesano da Frente Agrária Gaúcha e a pedido de Dom Cláudio, estudante de agronomia. Conseguiu auxílio da Alemanha para a compra do primeiro carro da paróquia no dia 11 de novembro de 1971, um wolkwagen fusca. Depois construiu a casa paroquial e passou a ser o primeiro padre a residir na comunidade, com sua mãe como cozinheira, a partir 24 de março de 1972. A partir de abril de 1972 começou a funcionar o Ambulatório, na própria casa paroquial. Depois foi construído o atual ambulatório, com valioso auxílio dos compatriotas alemães da abnegada irmã Xavéria (Notre Dame). Em maio de 1973 foi iniciada a construção da Igreja Matriz, segundo a planta elaborada ainda no tempo do Pe. Paulo Jacques. Com muito esforço foi construída sob a direção de Antônio Figueiredo. A Igreja foi festivamente inaugurada no dia 4 de novembro de 1973, com a presença de representantes da Paróquia de Colorado, que muito ajudou nas obras. Finalmente havia o mínimo de condições para ser criada a paróquia. A Paróquia de São Judas Tadeu – Vila Luiza de Passo Fundo, foi criada em 1º de janeiro de 1974.
Endereço: Rua 10 de abril, 879 – Vila Luiza
CEP: 99010-210 | Passo Fundo - RS
Telefone: (54) 3312-2595
WhattsApp: (54) 9 9619-1234
E-mail: secsjt@arquidiocesedepassofundo.com.br