Santo Antônio | Santo Antônio do Palma
Pároco: Padre Evanir Rosa
Número de comunidades: 17
Data de fundação: 3 de junho de 1959
A Paróquia de Santo Antônio, de Santo Antônio do Palma, foi criada 13 de junho de 1959 por Dom Vicente Scherer, Arcebispo de Porto Alegre. Apenas haviam transcorrido dois meses de sua criação quando passou a pertencer à Diocese de Passo Fundo (15-08-1959). A localidade se originou a partir de um pequeno capitel de 2 metros quadrados, construído em 1915, que guardava a imagem de Santo Antônio de Pádua, santo venerado por imigrantes italianos. A imagem havia sido trazida da Itália e fora doado por Fortunato Palma.
Por volta de 1923, os moradores do povoado constituíram uma pequena sociedade, construíram cemitério, uma escola e uma capela de madeira. Até então rezavam na rua, diante do capitel. A pequena comunidade era assistida pelo Padre Aneto Bogni, carlista, pároco de Casca e orientador espiritual dos imigrantes italianos. O Pe. Aneto atendia a todos seus paroquianos, não fazendo distinção de origem étnica. Muitos descendentes de imigrantes poloneses e italianos, assim como alguns de outras origens, se estabeleceram na região e a comunidade começou um progressivo caminho de crescimento.
Na década de 1950 começou na comunidade um trabalho visando a criação da paróquia. Isto se tornou realidade a 12 de junho de 1959. O Padre Valentim Novaski, polonês que havia participado da segunda guerra mundial, foi nomeado primeiro Pároco. Foi muito amado pelos seus paroquianos. A casa paroquial, de madeira, já fora construída em 1958. A atual Igreja Matriz foi construída no tempo em que o Pároco era o Pe. João Modkoski, que era muito considerado pelos paroquianos. A construção do grande e moderno Salão Paroquial, que serve para as mais diversas promoções, se deu sob a liderança do pe. Zbigniew Perdjon.
Até 1992 a paróquia foi assistida pelos padres diocesanos. A partir deste ano a paróquia passou aos cuidados dos padres da Congregação Sociedade de Cristo, que sempre colocou como Párocos padres vindos da Polônia.
A emancipação político-administrativa aconteceu no ano de 1992. O Pároco da época participou efetivamente no processo, juntamente com lideranças da comunidade.
Santo Antônio do Palma vem se destacando como comunidade que sabe resgatar e conservar as tradições culturais e seus valores, das várias etnias, principalmente a polonesa.
Endereço: Rua Pe. Valentim Novacki, 80
CEP: 99265-000 | Santo Antônio do Palma - RS
Telefone/WattsApp: (54) 9 9648-4602
Email: sapalma@arquidiocesedepassofundo.com.br