Santo Antônio | Camargo
Pároco: Frei Ivar José Brunetto
Número de Comunidades: 16
Data da fundação: 13 de junho de 1940
Expediente na secretaria:
Segunda a sexta-feira: 13h30 às 17h
O nome "Camargo" provavelmente se originou do fato de que, antes da vinda de colonos italianos para a região, umas famílias de caboclos de sobrenome Camargo habitavam próximo ao rio onde havia um "passo", uma passagem. Era comum o povo se referir a esta travessia como "Passo dos Camargos". Assim o nome foi estendido ao Rio e à localidade que ali, aos poucos, se formou. Toda a região pertencia então ao município de Soledade. Os primeiros colonizadores italianos, chegados pelo ano de 1911, encontraram sinais dos primitivos habitantes indígenas (artefatos de cerâmica, buracos de habitação...), como de resto sempre se encontrou em toda a região do grande Passo Fundo. Parece que os primeiros habitantes filhos de imigrantes europeus vieram, no início dos anos 1900, da antiga localidade próxima, chamada Tope, então município de Passo Fundo. Foi só em 1936 que o Prefeito de Soledade elevou a localidade a distrito, dando o nome de Camargo, juntando dois povoados (Concórdia e Cel. Ferreira) e voltando ao nome antigo e mais popular.
Em 1914 os imigrantes já haviam construído um capitel para as orações em comum. Consta que o primeiro padre que veio atender o povo foi o Pe. Valentim Rumpel, de Passo Fundo. Já em 1918 o capitel ficou pequeno e foi construída uma Igreja de madeira, cujo padroeiro era Santo Antônio. A localidade começou a ser atendida pelo padre que vinha de Maurício Cardoso, (atual Itapuca) distante cerca de trinta quilômetros. Registra-se a presença do Pe. Luiz Strípolli fazendo o atendimento, seguido pelos padres Paulo Bortolini, Valentim Dallegrave e Paulino Bernardi. Em 1937 foi construída nova Igreja, também de madeira, prevendo ser futura sede paroquial.
A criação da paróquia aconteceu no dia 13-06-1940, mas de início não tinha pároco efetivo, continuando a ser atendida pelo pároco de Maurício Cardoso (Itapuca). Somente a 9 de fevereiro de 1941 foi nomeado o primeiro pároco, frei Casemiro Zafonatto, capuchinho. Aconteceram problemas de relacionamento e a Paróquia foi interditada por cinco meses (fevereiro a julho de 1944), passando a ser atendida pelos freis capuchinhos de Marau. Em 10 de julho de 1944 foi nomeado o segundo pároco, frei Nicolau Bortolotto e depois frei Vital Aresi. Em 13 de janeiro de 1946, novo pároco assumia: Frei Timóteo Pérsici.
A partir de 01-01-1968 a paróquia de Camargo deixou de pertencer à diocese de Santa Maria e começou a pertencer à Diocese de Passo Fundo, por entendimento entre os Bispos das duas Dioceses, considerando a facilidade de acesso e a proximidade de Passo Fundo. A atual Igreja Matriz foi inaugurada provisoriamente e começou a ser usada a partir de 20 de outubro de 1974.
Endereço: Rua Padre Stripulli, 640
CEP: 9916500 | Camargo - RS
Celular/WhatsApp: (54) 9 9110-7988
Email: sacamargo@arquidiocesedepassofundo.com.br