>
>
>
Paróquia São Valentim recebe doação de busto do padroeiro

Paróquia São Valentim recebe doação de busto do padroeiro

São Valentim do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, tem cerca de dois mil habitantes que enxergam na cidade

São Valentim do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, tem cerca de dois mil habitantes que enxergam na cidade a tranquilidade da vida no interior e, também, a fé de uma comunidade intimamente ligada à São Valentim. No final de abril, a população se reuniu em torno da expectativa por receber uma nova imagem do padroeiro: doado por uma equipe de designers, o busto de São Valentim é o retrato mais fiel produzido até então porque foi desenvolvido a partir da tecnologia de reconstrução facial, utilizando o método 3D.

A nova imagem

A imagem que doada não é mais a ilustração – primeira imagem de São Valentim, trazida pelos imigrantes -, nem a imagem em gesso, que fica na igreja. A imagem que está, hoje, no altar da paróquia, foi produzida em três dimensões e retrata o rosto de São Valentim a partir de um processo de reconstrução digital do crânio do santo – que se encontra na Igreja de Santa Maria de Cosmedin, em Roma. O trabalho de reconstrução facial foi realizado por uma equipe brasileira, liderada pelo designer gráfico de Chapecó/SC, Cícero Moraes, que já reconstruiu a face de 10 santos e beatos católicos de diferentes partes do mundo. “Nós sabemos que a face humana é composta por muitas características, dentre elas o corte de cabelo, a cor de pele, a forma que a pessoa se apresenta na sociedade. Então a gente não consegue reconstruir o indivíduo como ele se apresentava em vida, o que a gente consegue reconstruir é a estrutura anatômica dele em vida. Chegamos, estruturalmente, em 92% de fidelidade”, explica o designer. Com a reconstrução finalizada, já é tradição da equipe fazer uma doação à paróquia que leve o nome do santo, como aconteceu com outros projetos. 

Motivo de fé

Para o pároco, padre  Hélio Marsiglio, a novidade vai atrair ainda mais fiéis. “É uma coisa diferenciada, que vai atrair, principalmente, na minha concepção, a questão da juventude. A juventude hoje quer coisa diferente, quer coisa que chama mais atenção”, comenta.

História

O santo, que dá nome à cidade, é também símbolo de esperança. Foram imigrantes italianos que colonizaram a região que deram início à devoção: o vigário paroquial, padre Guerino Piccini, explica que eles chegaram com uma ilustração do santo. “A comunidade, então, passou a se reunir ao redor dela para rezar. Faziam romarias e relatavam que problemas estavam sendo solucionados. Acreditavam que tinha relação com o santo”, coloca. 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colabração: Olide Salvador | Paróquia São Valentim, Rádio Vaticano, G1

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.