>
>
>
Paróquia de Sarandi reúne mais de 200 lideranças em curso de liturgia e cantos

Paróquia de Sarandi reúne mais de 200 lideranças em curso de liturgia e cantos

E nós cantaremos a mesma canção unidos no mesmo coração! Sob a coordenação do pároco, padre Miguel Longhi, a paróquia

E nós cantaremos a mesma canção

unidos no mesmo coração!

Sob a coordenação do pároco, padre Miguel Longhi, a paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Sarandi, promoveu na noite desta quarta-feira, 07 de outubro, o curso de liturgia e canto para cerca de 200 lideranças de todas as comunidades da paróquia.

Além de reforçar a importância da boa preparação, o momento buscou criar unidade no modo de celebrar, apresentando aos participantes elementos teóricos e práticos para ajudar as lideranças a bem conduzirem o Ministério de Promoção e Animação Litúrgica.

A música e o canto na liturgia e o que é canto litúrgico, foram alguns temas trabalhados e aprofundados na ocasião. Além disso, as lideranças estudaram também como escolher os cantos em uma celebração.

Outro ponto estudado no curso foi o desafio da falta de critérios teológico-litúrgicos na escolha dos cantos e das músicas para as celebrações; além de a maneira incorreta de tocar os instrumentos e a falta de entrosamento entre instrumentistas, grupo de cantores, equipe de celebração e assembleia. Quando celebramos, vivemos o mistério pascal de Cristo, que é oração e comunicação com Deus. Dessa forma, é preciso se ter o cuidado de não cantar para o povo, mas com o povo de Deus, ou seja, com a comunidade.

“Carece de sentido, por exemplo, escolher os cantos de uma celebração em função de alguns que se apegam a um repertório tradicional; ou, ainda, de outros que cantam somente as músicas próprias de seu grupo ou movimento, nem de outros que querem cantar exclusivamente cantos ligados à realidade sócio-política, sabendo que tais opções acabam por provocar a rejeição de parte da assembleia reunida. Pois que, todos têm o direito de compreender e participar com gosto, sobretudo os mais desprovidos. É preciso que se pense em todos, e em cada um na comunhão com os demais”, afirmou padre Miguel durante o estudo.

O encontro foi avaliado de forma muito positiva por toda a comunidade e pelo pároco, que valorizou aqueles que se preocupam e levam adiante esse Ministério.

Por fim, constatado o êxito da iniciativa expressa na numerosa adesão de muitos participantes, houve agradecimentos a todos quantos se preocupam e levam adiante este Ministério.

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Fernando Luiz Concatto

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.