>
>
>
Padres da Arquidiocese de Passo participam da JMJ Lisboa 2023

Padres da Arquidiocese de Passo participam da JMJ Lisboa 2023

Um encontro de fé e de renovação, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa 2023 encerrou no último domingo,

Um encontro de fé e de renovação, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa 2023 encerrou no último domingo, 6 de agosto, mas as experiências ficam por toda a vida. Dois padres da Arquidiocese de Passo Fundo participaram do maior encontro da juventude católica no mundo e relataram a experiência de fé e devoção a Jesus Cristo.


O padre Érico Martins, coordenador do Serviço de Animação Vocacional e do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) da Arquidiocese relata que durante a JMJ ocorrem catequeses que são proferidas pelos bispos, também aconteceram celebrações eucarísticas, momentos diversos de oração, como do terço e de devoção com a Via Crucis e Vigília Eucarística. “Tem um espaço de discernimento vocacional na feira vocacional, há momentos para confissão, onde os jovens podem sentir a misericórdia de Deus e também há momentos culturais onde os jovens podem se divertir saudavelmente com essa alegria que vem do alto. Estou muito feliz de estar aqui agradeço a Deus em primeiro lugar e a Arquidiocese de Passo Fundo que está me proporcionando esse momento e com certeza estarei retornando com uma bagagem muito cheia para ser partilhada com todos”, contou.


Já para o padre Joule Windson Cunha Santos que atua como assessor no Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo essa é a terceira experiência na JMJ. “Cada uma delas muito especial e significativa para a evangelização da juventude acontecer, participei pela primeira vez no Rio de Janeiro em 2013, uma segunda vez no Panamá em 2019 e nesta de 2023 em Lisboa. A presença do Papa, como sempre, foi o ponto alto. Celebrar a fé e solidificar a pertença à Igreja, com Pedro, motiva a continuar caminhando, testemunhando Jesus Cristo nos desafios atuais, especialmente nas questões que envolvem os jovens”, disse padre Joule.


Brasil na JMJ

De acordo com o padre Joule, o episcopado brasileiro foi representado por 30 Bispos, colaborando, sobretudo com as catequeses, sendo que da Regional Sul 3 estiveram presentes muitos padres. “Um encontro Católico dos jovens do mundo inteiro, havia cerca de 800 mil pessoas sendo que no domingo, na missa de encerramento, chegou a mais de 1,5 milhão. Cerca de 25 mil voluntários também cuidaram atenciosamente dos peregrinos”, contou Joule.

 

Experiência divina

Com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39) a JMJ buscou despertar nos jovens a importância da caridade, pois segundo a Bíblia Maria tinha pressa para ajudar sua prima Isabel que era idosa e estava grávida. Dessa forma, a Jornada destacou a importância dos jovens serem protagonistas e mensageiros de Deus por meio da caridade e da fé. “Uma das mensagens que mais me marcou é que Deus nos ama como nós somos, que Deus realmente nos ama e que nós somos chamados por Deus porque ele nos ama. Isso tocou muito meu coração, a experiência está sendo muito significativa, porque ao ver a alegria que tem os jovens do mundo inteiro, eu consigo sentir neles a presença de nosso senhor Jesus Cristo”, relata padre Érico.

 

Papa Francisco

Segundo padre Joule os discursos do Papa Francisco eram sempre esperados e pontuais destacando a Igreja com a porta aberta para todos. “Papa falou do protagonismo juvenil numa sociedade injusta, indiferente e consumista; assim como o amor inclusivo de Deus por cada pessoa; a coragem frente aos desafios da vida e a dimensão missionária inspirada em Maria, que se levantou e às pressas, dirigiu-se à casa da prima para servir. Percebeu-se o cansaço do Papa Francisco, frente às debilidades da idade, com sua cadeira de rodas, enfermidades e uma agenda bem exigente. No entanto, o Papa não perdeu a alegria e o entusiasmo o tempo todo”, contou Joule.

 

A diversidade de raças, línguas, nações também foi destaca pelo padre Joule que disse não ser uma utopia, sendo possível construir uma unidade na pluralidade com o amor prevalecer sobre o ódio e as diferenças. 


JMJ Seul 2027

Segundo a organização da JMJ 1,5 milhão de peregrinos assistiram ao papa Francisco realizar a missa de encerramento da Jornada no domingo (06) e anunciar Seul como sede para a próxima Jornada Mundial da juventude em 2027. 

 

 A opção por Seul levou em consideração o pedido dos bispos da Coreia do Sul, com o objetivo de relançar a Pastoral Juvenil, num país que luta com o inverno demográfico e com um sistema educacional dominado pela competitividade. “Os jovens do Oriente se extasiaram com a escolha. Vamos nos organizar muito bem para ir a JMJ Seul 2027, a fim de favorecer aos nossos jovens de nossas paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo essa experiência de encontro, aprimorando ainda mais, para levar aos outros, porque a alegria é missionária. Retorno ao Brasil, com entusiasmo e na certeza de que vale a pena continuar apostando nas juventudes e motivando nossos padres e nossa Arquidiocese, com seus diversos grupos juvenis a estarem ainda mais próximos dos jovens, garantindo, assim, o futuro da Igreja e um mundo novo”, finalizou padre Joule.

 

Por 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.