>
>
>
OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DA QUARESMA: A ORAÇÃO PARA RESTAURAR A RELAÇÃO COM DEUS

OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DA QUARESMA: A ORAÇÃO PARA RESTAURAR A RELAÇÃO COM DEUS

A Quaresma é o tempo proposto pela Igreja para o crescimento dos cristãos, por meio da conversão, preparando para a

A Quaresma é o tempo proposto pela Igreja para o crescimento dos cristãos, por meio da conversão, preparando para a celebração daquela que é mais importante das solenidades católicas, a Páscoa. Nesse Tempo Litúrgico, são propostas como atitudes os exercícios da oração, do jejum e da esmola. E para abordar alguns aspectos dessas atitudes propostas pela Igreja neste tempo, o Portal da CNBB apresenta uma série sobre cada um desses exercícios, a começar pela oração.


A constituição conciliar Sacrossantum Concilium – sobre a Sagrada Liturgia, orienta colocar “maior realce, tanto na Liturgia como na catequese litúrgica”, a dois aspectos característicos do tempo quaresmal: “a escuta mais frequente da Palavra de Deus e a maior dedicação à oração, para a celebração do mistério pascal”.


Em artigo publicado no Portal da CNBB, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência, dom Walmor Oliveira de Azevedo, recorda que não há discipulado sem conversão diária, profunda, pela aprendizagem de dinâmicas ensinadas e celebradas durante o tempo quaresmal.


“A Quaresma aponta o caminho de uma humanização espiritual e afetiva. A sua vivência contribui para a superação de muitas situações tristes […]. Oportuno e sábio é acolher o horizonte indicado por Jesus – buscar a conversão e a vivência do Evangelho.  Trata-se de uma pérola preciosa encontrada no Sermão da Montanha, carta magna do cristianismo, narrada pelo evangelista Mateus”.


Dessa passagem do Evangelho, dom Walmor recorda as referências à prática do jejum, da esmola e da oração, “com propriedades para requalificar a condição humana que facilmente se distancia de valores e princípios essenciais a uma vida mais equilibrada”.

“A oração é a experiência única e insubstituível para alcançar o coração de Deus, estabelecendo um diálogo com o Pai, educando-se para enxergar o mundo e o próximo a partir da perspectiva do Criador”, escreveu dom Walmor.


O subsídio de roteiros homiléticos oferecido pela Edições CNBB recorda que o Evangelho da Quarta-feira de Cinzas apresenta as três práticas quaresmais como indicações de Jesus sobre o caminho de volta para Deus. Por meio deles, são revisados “os três principais relacionamentos da nossa vida: com o nosso próximo (esmola), com Deus (oração) e com nós mesmos (jejum)“.


Assim, a oração “visa restaurar a nossa relação com Deus, entendo que a oração é boa não quando saímos dela nos sentindo bem, mas quando saímos dela dispostos a fazer a vontade de Deus, expressar sua Palavra. Jesus deseja que a nossa oração vá além das nossas necessidades e se torne o espaço diário que damos ao Pai para que Ele cuide de nós e transforme o nosso coração de pedra num coração de carne (humano; cf Ez 36, 26)”.


O material também apresenta um questionamento:

“Fazemos nossas as orações a Deus, permitindo que Ele questione os nossos projetos e nos desafie com as exigências da sua Palavra, mesmo vivendo numa época em que muitos buscam a Deus somente para seus interesses imediatos e seu bem-estar espiritual?”.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Igreja

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.