>
>
>
O nascer de uma nova missão: Arquidiocese celebra ordenação de Cassiano Pertile

O nascer de uma nova missão: Arquidiocese celebra ordenação de Cassiano Pertile

Uma nova missão. É assim que Cassiano Alberto Pertile, de 26 anos, vê o próximo passo que dará no caminho

Uma nova missão. É assim que Cassiano Alberto Pertile, de 26 anos, vê o próximo passo que dará no caminho de sua vocação. O diácono será ordenado padre no dia 18 de dezembro, às 15h, junto à paróquia São Cristóvão, em Passo Fundo. A primeira missa será no dia 25 de dezembro, Natal, às 9h na comunidade Posso Boa Vista, em Marau.

O novo presbítero: Cassiano Alberto Pertile

Natural de Marau, Cassiano sempre fez parte da comunidade Posse Boa Vista, que pertence à paróquia São Cristóvão, em Passo Fundo. Filho de Carlos Alberto Pertile e Lourdes Rissardo Pertile, o jovem vivenciou a fé dentro de casa. “Participava com a minha avó das celebrações da palavra, da preparação para o Natal e da via-sacra”, conta. Incentivado a participar das equipes de liturgia da comunidade, Cassiano se tornou catequista os 14 anos e, aos 18, foi convidado para ser ministro da eucaristia. “Estar na comunidade e auxiliar na organização dos encontros, das celebrações, das missas e momentos de oração me ajudou a descobrir gradativamente a minha vocação”.

O chamado aconteceu pouco a pouco. “É preciso estar com os ‘ouvidos do coração’ sempre atentos e perceber a voz de Deus na história, no dia-a-dia”. Assim, quando percebeu o desejo de ser padre nascer, o jovem recorreu à família. “Estava ajudando meu pai plantar milho e foi lá, na roça, que eu olhei para ele e disse: ‘Pai, quero ser padre’. Tenho guardado dentro de mim até hoje a imagem do rosto do meu pai e as suas palavras: ‘Sim. Se é isso que você quer, vamos em frente’. Junto com a simplicidade deste sim, veio todo o apoio da minha família e a força do povo de Deus”, complementa.

Com a vocação em mente, Cassiano concluiu o Ensina Médio, iniciou o trabalho como funcionário público na Prefeitura de Marau e ingressou na faculdade de Letras. O encontro com o Seminário aconteceu cinco anos depois que contou à família o desejo que nascia em seu coração. E foi justamente na vivência no seminário que a experiência da vocação se fez mais forte. Além da formação, Cassiano atuou em diferentes comunidades, pastorais e serviços da Arquidiocese e, atualmente, desenvolve o seu ministério diaconal na paróquia São José, em Montauri. “Todos estes momentos foram períodos de uma vivência muito intensa e apaixonante, com as suas dificuldades, alegrias, mas, acima de tudo, permeados pela força da graça de Deus, que me oportunizou momentos tão ricos e significativos de crescimento”, coloca o jovem que escolheu, como lema, a frase do evangelho de João – “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” – e que, agora, concentra sua expectativa na vontade de servir. “Desejo ser um padre que ajude, promova e construa o reinado de Deus, este é o meu horizonte”, conclui.

Além de Cassiano, o mês dedezembro será marcado, também, pela ordenação diaconal de Joule Cunha Santos, no dia 23 de dezembro. 

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Campanha da Fraternidade, Notícias

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.