>
>
>
Novena em preparação a 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida inicia no Santuário

Novena em preparação a 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida inicia no Santuário

Para intensificar a preparação da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano chega a sua 35ª edição, o

Para intensificar a preparação da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano chega a sua 35ª edição, o Santuário propõe a realização de uma novena, contando com a participação das nove áreas pastorais da arquidiocese, que somam no total 53 paróquias.

No último domingo, 09 de agosto, a atividade iniciou com a participação da área pastoral de Marau, que integra as paróquias de Vila Maria, Marau, Camargo, Itapuca, Nicolau Vergueiro e Nova Alvorada.

A celebração, presidida pelo padre Aldino Barth, pároco de Vila Maria, reuniu lideranças desta cidade, de Marau e de Passo Fundo. Os cantos ficaram por conta de um coral que de Marau, coordenado pelo frei Agenor Bortolon, enquanto a Liturgia da Palavra foi conduzida pelo grupo de Vila Maria.

A proposta de reflexão deste ano para a novena está em sintonia com o Ano do Cuidado com a Vida, objeto de estudo da arquidiocese em 2015. Por isso, a Celebração Eucarística deste domingo refletiu o tema “A Mãe Terra”. Durante a Missa, vários símbolos ligados à terra foram apresentados ao povo, como foi o caso do trigo, representando o pão e as comunidades; o vinho, como fruto do trabalho na terra, e de outras frutas.

Durante a homilia, o padre Aldino recordou da carta encíclica do papa Francisco, Laudato Si, referindo-se várias vezes ao documento. O sacerdote lembrou também a comparação entre a Criação e Missa, feita pelo Papa Emérito Bento XVI. Ele ressaltou ainda a vastidão dos animais que habitam as águas, o céu e os que andam sobre a terra e abaixo dela, chamando a atenção para o importantíssimo serviço feito por todos os animais. Segundo ele, a terra é sábia, deixando crescer aquilo de melhor que tem em si. “Daí a importância de bem cultivar as terras com sementes boas”, finalizou.

A Missa celebrou também o Dia dos Pais, reforçando o papel fundamental deles na formação da pessoa humana. Um dos destaques nestes sentido foi a emoção dos presentes com o canto “Utopia”, do padre Zezinho.

Programação da Novena:

Durante os nove domingos que antecedem a festa acontecem as celebrações da novena, sempre as 16h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Confira a programação:

9 de agosto: A Mãe Terra – Área de Marau

23 de agosto: Semente fonte de vida – Área de Casca

30 de agosto: Alternativas ecológicas – Área de Carazinho

6 de setembro: A vida humana – Área de Tapera

13 de setembro: Família, ninho de amor – Área de Guaporé

20 de setembro: Com a Mãe, caminhamos promovendo a

4 de outubro: A vida novaÁrea de David Canabarro

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Seminarista Miguel Ângelo dos Santos Ramos

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.