>
>
>
NOTA | Orientações para a Celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo

NOTA | Orientações para a Celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE JESUS CRISTO Em tempo de Covid-19   Saudações fraternas

Foto da Catedral

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE JESUS CRISTO
Em tempo de Covid-19

 

Saudações fraternas em Jesus Cristo, Pão da Vida!

 

Na proximidade da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo queremos recordar algumas orientações para as celebrações no contexto em que estamos vivendo.

 

Considerando o Sistema de Distanciamento Controlado para prevenção e enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19) em vigor no Estado do Rio Grande do Sul e as orientações já emanadas, que permitem a realização de Missas nas bandeiras amarela e laranja, com a participação de até 25% do lotação da igreja, desde que observando as orientações quanto ao distanciamento, ao uso de máscara e a higienização, elencamos alguns aspectos que julgamos importantes para a celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, na próxima quinta-feira, dia 11 de junho:

 

a) Seguir as orientações do Diretório sobre o Sacramento da Eucaristia, especialmente, o que sugere o nº 31: “Aproveita-se a solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, para com criatividade e arte, expressar o amor e a adoração à Cristo Eucarístico. Pastoralmente, é muito recomendável associar a solenidade com o tema e o lema da Campanha da Fraternidade do respectivo ano, bem como com outros projetos da Igreja”.

 

b) Pode haver Missa, observando-se as normas. Para garantir a presença de maior número de pessoas, pode-se marcar mais de um horário de Missa, com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

 

c) Em outros horários, pode-se fazer a Exposição do Santíssimo Sacramento para a Adoração pessoal e silenciosa por um tempo determinado (por exemplo, duas horas de manhã e duas à tarde), se assim for conveniente

 

d) Recomendamos e entendemos por causa das circunstâncias do contexto atual, que não é prudente a realização de procissões e movimentações que venham causar contradições ao sentido da Eucaristia e da Solenidade celebrada neste tempo de restrições, ou seja, contribuir para espalhar o vírus. Neste sentido, vamos fazer esforços para evitar aglomeração de pessoas.

 

e) Considerando o compromisso que a Eucaristia remete, sugerimos, na medida do possível, realizar um Gesto Concreto em favor do cuidado da vida, como a doação de alimentos. Rogamos a Deus que a celebração do Memorial do Mistério Pascal nos comprometa a sermos pessoas Eucarísticas.

 

Em Cristo,

Pe. Claudir Pressi
Padre Coordenador Arquidiocesano de Liturgia


Dom Rodolfo Luis Weber
Arcebispo Metropolitano

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Igreja

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.