>
>
>
No desejo de ser paroquiano, Pe. Ivanir Rampon assume São Francisco de Assis

No desejo de ser paroquiano, Pe. Ivanir Rampon assume São Francisco de Assis

“Iniciamos hoje um caminho de fraternidade e amor entre todos. Não serei apenas pároco, serei paroquiano”. Com o carinho daquele

“Iniciamos hoje um caminho de fraternidade e amor entre todos. Não serei apenas pároco, serei paroquiano”. Com o carinho daquele que se põe a serviço pela missão, Pe. Ivanir Antônio Rampon tomou posse na manhã do último domingo (23) como pároco da São Francisco de Assis, em Passo Fundo.

A celebração, presidida pelo arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, reuniu representantes das três comunidades da paróquia – – São Luiz Gonzaga, Sagrada Família e Matriz e dos 17 serviços, movimentos e pastorais. O momento contou também com a presença de Dom Urbano Allgayer, bispo emérito, Pe. Lucas Carvalho, vigário paroquial da Catedral e do Pe. Neuro Zamban, que até então atuava como pároco da São Francisco de Assis.

Durante o rito especial que empossa o novo pároco, ocorreu a leitura da provisão de posse, apresentando sua missão. Em seguida, Pe. Ivanir realizou a renovação das promessas da ordenação e a profissão do Creio, além de receber da comunidade paroquial a estola sacerdotal e a chave do sacrário.

Na homilia, Dom Altieri ressaltou que o evangelho (Mt 5, 38-48), ensina algo que vai além da justiça humana. “Deus nos coloca infinitas ocasiões de redenção e misericórdia”, afirmou o arcebispo realçando a necessidade de perdão e compreensão.

Na celebração, Pe. Ivanir agradeceu a presença de Dom Altieri e de Dom Urbano, além dos seminaristas que conviveram com ele quando atuava como formador da etapa da Teologia. O novo pároco lembrou ainda das lideranças e representantes das pastorais, movimentos e serviços da paróquia, pedindo que a comunidade fizesse um breve momento de oração por ele, enquanto ele também orava pelo povo de sua nova paróquia.

Inspirado no Papa Francisco e iluminado por Dom Helder, o sacerdote expressou sua devoção pelo padroeiro da paróquia, pedindo: “Que a graça divina nos ajude a descobrir que imitar São Francisco de Assis é um dos melhores jeitos de seguir Jesus Cristo nos dias de hoje”. A celebração foi encerrada com a leitura e assinatura da ata de posse.

 

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.